Fotografar 8 meses atrás | Redação

Fotografar 2019: um evento para movimentar o mercado fotográfico

Mais do que uma feira, a Fotografar se tornou um grande encontro de oportunidades, informações e relacionamento para os negócios de fotografia.

por Revista FHOX

Em sua décima terceira edição, os números nos últimos anos desse evento demonstram sua importância. Mais de 30 mil visitantes em 4 dias (contando as atividades no dia anterior a feira). Mais de 30 milhões de reais em negócios gerados na feira. Mais de 5 mil pessoas participando das atividades educacionais nos 3 dias das 8 atividades educacionais (e culturais) que ocorrem no evento.

Deve ser por isso que após 12 anos a Fotografar se tornou o maior evento de fotografia da América Latina. Uma das razões de movimentar tanto o mercado fotográfico brasileiro é simples. Trata-se de uma feira grátis mas que atrai público qualificado. Muitos inclusive que estão começando ou buscando uma nova oportunidade de faturar com fotos. E isso nas mais variadas áreas do ramo. Outro motivo: é grátis para entrar e conferir tudo o que as 80 empresas representando mais de 300 marcas levam para o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.

Pioneirismo histórico. A Feira Fotografar surgiu primeiro como um congresso. Em 2004 ocorreu o Congresso Paulista da Foto. Sempre com a participação das marcas e com mais de 500 fotógrafos sobretudo do estado de São Paulo. Depois de algumas edições evoluiu para a Feira Fotografar. No primeiro ano no Fecomércio SP e depois na segunda edição já no Frei Caneca. Quando surgiu só existia um grande evento de fotografia no Brasil. A PhotoImage, depois vieram outros. O lado inovador da Feira Fotografar estimulou o mercado fotográfico brasileiro em várias frentes:

  • Foi o primeiro evento a trazer palestrantes internacionais para palestrar sobre fotografia de casamento e isso acabou estimulando iniciativas semelhantes no país. Hoje é comum ver fotógrafos e fotógrafas referências (ou não) de casamento, família e newborn palestrando por aqui. A Fotografar se sente responsável por isso no ramo.
  • Foi a primeira a realizar um evento voltado para o mercado de fotografia de formatura
  • Pioneira nos workshops internacionais e experiências fotográficas durante a Fotografar. Como o workshop de casamento com Brian Marcus na Rua Avanhadava com direito a noiva ou a fantástica vivência de um dia com Fernanda Petelinkar em um dia inteiro em uma fazenda próxima da cidade de São Paulo.
  • Pioneira nas consultorias com especialistas de várias áreas da fotografia com o Consulting Team.
  • Pioneira com o FHOX Talks até hoje única atividade grátis e de alto nível em um grande evento de fotografia.
  • Com a preocupação de fomentar o mercado, sempre sem cobrar entrada. Ciente que isso atrai curiosos, mas que o entusiasta de hoje é o empreendedor do mercado fotográfico de amanhã.
  • Único evento a organizar prêmios de empreendedorismo como “Eu sou Completo” ou a Levar o Prêmio Performa para dentro da Fotografar.
  • Pioneirismo com a única premiação mundial para escolher o melhor álbum de casamento sem custo para o participante. E agora com a mesma proposta para fotografia newborn.
  • Primeiro evento de grande porte que levou temáticas em atividades dentro da Fotografar. Caso do Fórum Fine Art, Fórum de Negócios com Foto e outras atividades exclusivas.
  • Único evento do mercado fotográfico com um propósito claro que persegue um objetivo só: motivar o mercado estimulando a impressão e os negócios da fotografia.
  • Criado por Carlos Dreher, fundador da FHOX (1953-2012), o evento sempre teve um valor nobre. Ser útil, confortável e levar informações de alto nível para quem visita. E gerar ótimos negócios para quem expõe.

Veja as atrações da edição de 2019 da Feira Fotografar que irão movimentar o mercado fotográfico mais uma vez.

Tudo para você e o seu negócio de foto na feira com lançamentos e novidades. Mais do que isso, oportunidade real de encontrar e conversar com os fornecedores, estreitar laços com parceiros, colegas e ver de perto o que cada marca referência do ramo está preparando. E não é pouca coisa, já que são mais de 300 marcas de 80 expositores na Fotografar.

Conteúdo de alto nível (e de graça) no FHOX Talks. Claramente inspirado no TED Talks e que faz sucesso internacionalmente, o FHOX Talks apresenta palestras de fotógrafos e empreendedores da imagem nas mais diversas áreas da fotografia. Casamento, newborn, família, negócios e muito mais. Em um formato de palestras rápidas que ocorrem no horário da feira. São três dias com referências, novos talentos e talentos do mercado fotográfico. Basta se inscrever no site da feira e garantir seu lugar (por ordem de chegada). Sempre faz sucesso e certamente vai lotar de novo em 2019.

Sebrae-SP realiza atendimento, palestras e leva o Sebrae Móvel à Feira Fotografar, no shopping Frei Caneca. Data: 28/03/2017. Local: São Paulo, SP. Foto: Patrícia Cruz/Sebrae-SP.

Sebrae é o grande parceiro da Fotografar faz muitos anos. Com palestras grátis sobre negócios, MEI (formalização), marketing, gestão e outros conteúdos úteis para o pequeno empreendedor da fotografia. É oportunidade de contato com especialistas em negócios do grande parceiro do empreendedor brasileiro. E também são palestras grátis nos três dias de feira.

 

Tendências para se encontrar no mercado – visitar a Fotografar é a oportunidade de entender para onde a indústria caminha e para onde mercado fotográfico está olhando. Em termos de tecnologias, adoção de estilos e ofertas de produtos e serviços. Chance real de conferir pessoalmente o que as marcas estão fazendo e o que colegas tem realizado para atender e surpreender clientes.

Foto: Sala de Fotografia

Propósito na fotografia. Sabemos que não é fácil sair da rotina de trabalho (e muitas vezes ter que viajar) para ir a um evento. O fato é que quem vem na Fotografar faz isso pensando na própria carreira e no desenvolvimento profissional. Seja para dar uma pausa para refletir, ou a oportunidade para fazer negócios, conversar com colegas e entender como está o mercado fotográfico. Isso é propósito de quem vive de verdade da fotografia.

Processed with VSCO with c8 preset

O Congresso dos congressos. Congresso Fotografar é uma atividade paga de três dias que oferece palestras com grandes nomes da fotografia (e de fora dela) para falar de inovação, negócios, empreendedorismo, estilo, casamento, família, newborn e muito mais. Referências de verdade que não vivem só de dar palestras ou dar workshops. O fato é que o Congresso Fotografar é o mais tradicional, inovador congresso de fotografia do país. Certamente não é o maior, mas com certeza é a referência dos outros congressos fotográficos do Brasil. Faz tempo que esse evento é copiado e serve de norte para as outras iniciativas educacionais pelo país.

Uma central de impressão com a mais altíssima qualidade. Conheça o Bureau Fine Art – um espaço para imprimir fotografias com a mais alta qualidade de impressão. Para você conhecer a tecnologia e o valor da foto impressa com a mais alta qualidade. Um espaço para ter contato com especialistas e fornecedores e ver no estande da feira como funcionam todos os processos envolvidos em uma impressão de altíssima qualidade. O retorno da união das marcas A união das marcas Canon, Coralis, Dina e Hahnemühle fez surgir o projeto “Bureau Fine Art”, que reproduz um estúdio de impressão em papéis de alta qualidade. O estande na Fotografar, além de explicar os processos envolvidos, tem promovido mini palestras aos interessados. Uma oportunidade única.

Sem foto no papel as famílias não têm memórias para as próximas gerações. E não existirá mais mercado fotográfico. Por essa razão assumimos nossa responsabilidade criando o Movimento Imprimir. Uma iniciativa de valorização da foto no papel. Algo que permeia todos os cantos da Fotografar. Pois sem foto no papel não existe mais mercado fotográfico. Por isso de tantos fornecedores de encadernação, serviços de impressão, soluções, impressoras e afins. Pois uma coisa é certa: sem um mercado que imprime não existe mais feira, nem fotógrafos e nem laboratórios.

O único produto editorial com os números do mercado. Trata-se do Guia Fotografar. Uma publicação única e exclusiva com os números de mercado de impressão, câmeras e de praticamente todos os segmentos do ramo. Com mapa da feira e lista com todas as empresas participantes. Um produto editorial que só circula na Fotografar e que fica disponível para quem visita a feira. De graça e de alto nível.

Fórum das Empresas de Formatura. O maior e mais completo evento voltado para esse segmento da fotografia. Após muitos anos de fórum, o formato cresceu e ganhou importância na Fotografar justamente para acompanhar a transição de tecnologia, comportamento dos consumidores e inúmeras oportunidades de novos negócios. Com 300 empresários participando em média a cada edição, o Fórum de Formaturas promete muitas novidades com conteúdo rico e útil para os empresários desse mercado. Em dois dias de evento.

Encontro das Lojas de Fotografia. Primeira atividade exclusiva para lojistas na Fotografar. Essa reunião de donos de lojas de fotografia vai debater os caminhos e cases que estão bem nesse segmento que tanto se transformou. Com mais de 250 milhões de smartphones no país, a oportunidade de impressão para pontos de imagem é gigantesca. As pessoas estão voltando a imprimir e esse encontro quer mostrar o que mais podemos fazer nesse mercado.

Eleição da ABEFORM e Espaço da ABFRN. Duas importantes entidades participando ativamente da Fotografar 2019. A ABERFORM é a nova associação das empresas de fotografia de formatura. Uma iniciativa que surgiu na última feira e que vai crescer ainda mais nessa edição. Com direito a eleição do presidente e discussão de próximos passos para fortalecer e dar suporte a esse tão importante mercado da fotografia. No segmento de fotografia de recém-nascidos, a ABFRN é um importante para parceiro da Fotografar. Com espaço na feira e dando total apoio e suporte para o evento. Interessadas e associadas poderão passar no espaço da associação de fotógrafas de recém-nascidos na Fotografar.

Valorizando a fotografia de casamento e newborn no Brasil.

  • E sem cobrar dos fotógrafos para tanto. Exposição e Prêmio Wedding Best. Uma premiação única que escolhe o melhor álbum de casamento do Brasil. Sem custo para participar e escolhendo a melhor história de casamento impressa com as mais alta qualidade de impressão. O Prêmio Wedding Best foi criado pela Fotolab Álbuns em parceira com a FHOX e conta com o patrocínio da Fujifilm do Brasil. O grande vencedor verá seu álbum expostos com os outros finalistas e contando ainda com uma exposição com os semifinalistas. A fotografia dos melhores fotógrafos de casamento do Brasil expostas em uma exposição e com melhor papel fotográfico do mercado (Fujifilm).

  • Exposição e Prêmio Newborn Brasil. Uma premiação para escolher a melhor fotografia newborn do país. Em sua terceira edição e com patrocínio do melhor e maior laboratório profissional da América Latina, a Digipix. Com uma exposição exclusiva que ficará no espaço do shopping mesmo após o término da feira. Um prêmio que vai ajudar a escolher a melhor fotografia newborn do país. Será que é a sua foto? A vencedora e as três primeiras colocadas terão seus trabalhos expostos em sofisticados fotolivros Digipix. E as fotos da exposição impressas também pela marca.

Eye N’Art e Alboom – uma associação que também é um inovador projeto composto por encadernadoras butique espalhadas pelo Brasil. Patrocinadora do Congresso Fotografar, a Eye N´Art estreia na Fotografar com uma inovadora proposta de união de laboratórios de grife para oferecer prêmios e suporte para fotógrafos de todas as partes do Brasil. Vale a pena conhecer de perto essa iniciativa no espaço da feira.

A Patrocinadora oficial do Congresso Fotografar, a Eye N´Art surgiu como um pool de encadernadora diferenciadas que juntas criaram uma associação. Parece certo que essa novidade será muito positiva para o mercado fotográfico. Já a Alboom, líder de mercado em prestação de serviços de site e plataforma digital também como patrocinador do Congresso Fotografar, apresenta lançamentos e grandes novidades para os clientes e prospects. A super plataforma promete surpreender a todos no evento.

Colorkit com novidade para lojistas – chegou aos 50 anos de mercado e levará suas soluções de encadernação, mas a grande novidade será a apresentação do conceito Veluzzi Ótica e Foto voltado para as lojas de foto. Um conceito de negócio que apresenta a combinação de ótica e varejo de foto em um formato acessível e de alto impacto. Para quem busca empreender com boas chances de faturar alto será uma grande oportunidade.

Quem decide vai na fotografar. A importância do relacionamento e inspiração. Tirar uns dias para buscar reciclagem e se relacionar com referências do mercado é uma forma de mostrar propósito com seu negócio de fotografia. Seja você fotógrafo, lojista, empresário ou agente da indústria fotográfica. Grandes negócios e contatos ocorrem na feira que movimenta 35 milhões de reais a cada edição. Venha fazer bons negócios e se relacionar com quem faz e acontece no mercado fotográfico. Aliás, é Fotografar onde se encontram as principais lideranças e investidores que atuam na fotografia brasileira.

 

Promoções e lançamentos. Ir em uma feira é muito diferente de ficar clicando e passando o dedo em uma tela de smartphone. É a possibilidade de aproveitar descontos, condições especiais em serviços e produtos. É chance de buscar algo novo para sua empresa de fotografia e nas melhores condições possíveis. As mais de 80 marcas participantes se esforçam em levar oportunidades para seus clientes e prospects. Faça bom proveito.

Movimentando o mercado fotográfico. Com enfoque em negócios, em levar informações e novidades que sejam úteis para quem atua na fotografia. A Fotografar tem um propósito claro: movimentar o ramo fotográfico. Ajudar a estimular desde os visitantes até a indústria. A fotografia como negócio agradece.

Quase tudo disponível grátis. Mais da metade das atividades que estarão disponíveis na Fotografar 2019 são grátis. Como visitar a feira, assistir as palestras do Fhox Talks, ver as exposições, etc. Então não tem desculpa para você não visitar o evento ao menos em um dia (melhor dois) e ver tudo com calma para ajudar a melhorar os seus negócios.

Tudo na Fotografar é feito pensado em ser conveniente e facilitar a vida do visitante e do congressista. E aí entra a vantagem do conforto e conveniência de uma feira dentro de um dos melhores shoppings centers de São Paulo. Com cinemas, lojas, praça de alimentação, estacionamento e um moderno de Centro de Convenções. A Fotografar 2019 ocorre no Centro de Convenções Frei Caneca que fica pertinho da Rua Augusta e da Avenida Paulista. Ou seja, com excelente variedade de hotéis, atrações culturais e geograficamente próximo dos aeroportos. É mais uma certeza de conveniência e conforto para os visitantes.

Maior encontro da fotografia brasileira, a Feira Fotografar 2019 ocorre nos dias 2, 3 e 4 de abril em São Paulo. Faça sua inscrição grátis aqui: feirafotografar.com.br

 

Depoimentos sobre a Fotografar nesses 13 anos de história:

O Congresso contou com 23 palestrantes, nacionais e internacionais, que se dividiram nas categorias: casamentofamília e newbornApesar da divisão em categorias os assuntos abordados não foram exclusivamente voltados para o tema do dia, mas sim de maneira abrangente e com aplicabilidade em todas as áreas. Muitos palestrantes, ou quase todos, falaram da importância da emoção e da conexão com o cliente para termos fotos reais, emocionantes e que deixam uma história para as próximas gerações. Os dias de Congresso foram intensos e tenho a missão de implementar em meu trabalho as inspirações que tive. Dani Carrera, fotógrafa e empreendedora para o Fotografia DG sobre o Congresso Fotografar de 2018.

A questão central na realidade não é se vale a pena ou não participar da Fotografar 2019. A questão é, qual a sua vontade real, e necessidade de progredir na sua profissão. Se a resposta for “Não! estou muito bem assim, não preciso de mais nada”. Não perca o seu tempo lá. Se a resposta for “Sim, quero alcançar novos mercado, novas técnica e ter mais clientes para meu segmento”. Não perca a oportunidade. Lá é seu lugar. Depoimento da Encadernadora Illumine Encadernadora de Vila Velha (ES).

Cheia de novidades e bem proveitosa. Hélcio Peinado, fotógrafo e professor de fotografia (RJ).

Como toda história tem um começo, a Feira Fotografar tem o seu durante o 3º Congresso Paulista de Foto e Imagem, em 2006. Acontecia em uma programação paralela uma exposição de produtos e serviços para os lojistas e profissionais da fotografia. Foi um sucesso à parte, o que definiu o fato de que aquilo devia crescerReginaldo Góes, fotógrafo. São José do Rio Preto – SP


De uns tempos para cá tenho ido com frequência para São Paulo (o que é uma maravilha já que eu amor aquela cidade do fundo do meu coração) participar de palestra, workshops e feiras enormes que reúnem tudo sobre a fotografia em um só lugar. Em abril tive novamente a oportunidade de voltar a São Paulo para visitar a Feira Fotografar que acontece todos os anos no Centro de convenções Frei caneca. Como toda turista não perdi a oportunidade e dei uma passadinha na 25 de Março, bateu a saudade da salada de frutas do Mercadão Municipal e conheci um novo Shopping além de novas ruas e avenidas movimentadas. Como sempre foi muito corrido, depois de longas 8 horas de viagem passo apenas um dia na cidade o que é bem cansativo mas nada que me segure parada e me impeça de andar feito louca em busca de coisas novas. Beatriz Knupp, Presidente Prudente, fotógrafa.

Inspiração! Essa foi uma palavra que se destacou na Feira e Congresso Fotografar em 2018. Mergulhar no processo de fotografia, vivenciar como possibilidades, questionar como motivar, buscar e projetar novas referências, criar uma iniciativa e cada vez mais instigar uma curiosidade. Sala de Fotografia / Caixas do Sul/RS.

Fiquei muito feliz em contar minha trajetória de quase 20 anos na fotografia e a história da Revista PBMAG. Como disse na minha palestra em 2018 na Fotografar. Impossível contar a história da PBMAG sem contar a história de minha família com a fotografia. Depois de 2 anos longe dos palcos para cuidar da revista estava na hora de voltar a sentir o frio na barriga que antecede as palestras em grandes congressos. Tyto Neves, fotógrafo e criador da PBMag.

4 dias de muitas palestras e conhecimento renovado. Elizandro Giacomine, Chapecó/SC.

Existe uma parte do Congresso, onde além das Palestras e Consultorias apresentadas, temos também, a Feira Fotografar que acontece no Anexo ao Congresso, e já a vários anos vem ocorrendo no CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA – na Cidade de São Paulo – S.P. Com uma estrutura perfeita, apto a receber milhares de visitantes, o evento ocorreu com o grande sucesso dos últimos anos. Fotógrafo Fernando Coutinho, Campinas (SP).