Fotografar 6 meses atrás | Redação

Contextualização do mercado e expectativas para 2019

Thiago Chaim irá palestrar no Fhox Talks 2019

por Revista FHOX

Thiago Chaim é fotógrafo e contador. Ele irá ministrar a palestra “O que você precisa saber antes de abrir sua MEI” no Fhox Talks 2019, no dia 02 de abril as 18h20, dentro da Feira Fotografar. Os acessos, tanto da palestra como da feira, são gratuitos. Basta apenas fazer o cadastro no site do evento. Você pode conferir a agenda completa de participantes aqui.

Colaboração: Thiago Chaim

Thalita Monte Santo
Thiago Chaim

Em 2014 tivemos a maior recessão dos últimos 25 anos. De acordo com dados do FMI e do Banco Central, a pior fase da desaceleração econômica do país foi entre 2015 e 2016, quando o PIB foi negativo.

A partir de 2017 esse cenário começou a melhorar. O crescimento registrado foi de 1% e, por enquanto, as estimativas para 2018 são de 1,4%. Isso pode parecer desmotivador, mas para quem quer empreender o momento é ideal para se organizar, planejar e estruturar o próprio negócio.

De acordo com dados da Receita Federal, entre 2014 e 2017 foram registrados aproximadamente 1 milhão de novos MEI por ano. Mesmo em meio à recessão, os empresários buscaram se formalizar e se preparar para as oportunidades de crescimento no momento em que a situação econômica se reverter.

Temos visto muita gente falando em disrupção nas mais diversas áreas de atuação. Talvez a mais evidente seja a tecnológica que tem nos oferecido novas soluções todos os dias e isso tem influenciado a maneira como as pessoas se relacionam e se comportam.

mercadoShutterstock / SFIO CRACHO

Para 2019 a presença nas redes sociais como forma de relacionamento, atendimento e vendas tende a se consolidar, deixará de ser um diferencial e se tornará algo básico para qualquer empresa.

A busca por produtos e serviços que simplifiquem e facilitem a vida das pessoas também está em alta, isso é um indicativo para revisar os processos do funil de vendas, diminuir burocracias e oferecer um leque maior de soluções para os clientes.

Apesar do conceito de Mercado da Experiência ser antigo, ainda há muito o que se desenvolver quanto à promoção e venda de experiências únicas e surpreendentes e isso pode estar diretamente relacionado com a personalização ou customização dos produtos e serviços oferecidos.

Estar atento às tendências do mercado é fator decisivo para fortalecer e perpetuar o seu negócio.