Fotografar 2 meses atrás | Flávio A. Priori

Aline Inagaki fala sobre como empreender na fotografia

Fotógrafa foca aspectos importantes de como empreender

por Revista FHOX

A fotógrafa Aline Inagaki realizou hoje, dia 2 de abril, sua palestra no Congresso Fotografar. Filha de pai japonês e mãe portuguesa, Aline é alguém que está acostumada a mudar os planos quando acha necessário.

Já estudou design e administração de empresas, isso após prestar vestibular para direito. No campo profissional, começou no mercado da fotografia após abandonar uma carreira de mais de uma década como executivas.

Aline já participou da Fotografar como expositora, patrocinadora, mas pela primeira vez está no evento como palestrante. Ela relembrou do início de sua carreira e contou como tudo o que ela já fez foi construtivo e importante para sua carreira.

“Quando comecei queria tirar aquelas fotos perfeitas, com cenários maravilhosos, ensaios totalmente planejados. Mas as pessoas só me ligavam para fazer festa infantil. Um ambiente que você não controla nada. Eu podia ter negado, mas elas foram crescendo dentro de mim. Para mim, festa infantil foi a maior escola que eu poderia ter”, comenta.

Foto: Naylah Silverio

Segundo ela, outra parte legal também é acompanhar as famílias, pois “festa tem todo ano. E aparecem indicações de amigos e parentes e aí vai”, explicou.

A fotógrafa destacou que empatia e generosidade são fundamentais no trabalho do fotógrafo e aconselhou que os participantes estejam sempre cercados de pessoas de confiança. “Foi muito legal quando comecei a participar de eventos de fotografia. Conhecer outras pessoas no meio faz toda a diferença.”.

Sobre ser ou não artista, ela explica que a palavra em si sempre foi carregada de preconceito. “Criança bagunceira é chamada de artista. Muita gente acha que artista é alguém com cabeça fresca, tranquilo. Mas quem quer viver da fotografia sabe que não é assim. É preciso ter organização, compromisso, responsabilidades. E hoje eu falo com orgulho, sim eu sou uma artista”, ressaltou.