Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Está aberta a exposição “Yawalapiti – Entre tempos”, em Brasília

Fica aberta ao público, até o dia 20 de maio, a exposição “Yawalapiti – Entre tempos”, do francês Olivier Boëls, no Museu da República de Brasília. Com cerca de 150 imagens, que retratam o cotidiano da Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu, a entrada é gratuita. Além disso, integrantes da tribo ainda participam da exposição, com explicações aos visitantes e demonstrações de rituais.

Foto: Olivier Boëls na exposição “Yawalapiti – Entre tempos”, sobre tribo que habita Parque Indígena do Xingu

A aldeia

Ocupando uma área de 27 mil quilômetros quadrados dentro do Parque Indígena do Xingu, a aldeia Yawalapiti, que fica entre o planalto central e a floresta amazônica, e é cortada pelo rio Xingu e afluentes.

O fotógrafo conta que sua intenção é aproximar a cultura dos povos tradicionais de um Brasil que, segundo ele, rejeita a própria origem. Em sua visão, os brasileiros tendem a apagar a história das tribos e a desprezar a importância dos indígenas para a formação da identidade nacional.

“Eu conheço muitos poucos países que têm uma diversidade cultural tão grande [como o Brasil] e acho que o Brasil não sabe aproveitar isso, pelo contrário”, disse ao o fotógrafo. “Aqui, falam dos povos indígenas de forma ainda muito pejorativa, muito estereotipada. Tem muita discriminação.”

Foto: Olivier Boëls na exposição “Yawalapiti – Entre tempos”, sobre tribo que habita Parque Indígena do Xingu

Boëls conta também que a exposição, no entanto, não é a exibição do trabalho de um fotógrafo, mas sim a revelação coletiva da cultura de uma aldeia. São os próprios índios que dão sentido às imagens, apesar do olhar ser do fotógrafo.

Câmeraclub completa um ano com uma grande ação promocional para você.

Inclusive, foram os próprios integrantes da tribo que escreveram as legendas das fotos e os textos explicativos da mostra. Durante toda a temporada de exposição eles farão a mediação com o público. Serão mesas-redondas, cantos e danças tradicionais, lutas, pintura corporal e até oficina de arte manual.

Foto: Olivier Boëls na exposição “Yawalapiti – Entre tempos”, sobre tribo que habita Parque Indígena do Xingu

Na terça (24), o fotógrafo, Olivier Boëls, participa de uma mesa-redonda com três caciques Yawalapiti: Waripirá, Makawana e Aritana – considerado uma das maiores lideranças indígenas do país.

Serviço
Yawalapiti – Entre tempos – Entrada gratuita
Data: de 19 de abril a 20 de maio de 2018
Hora: 9h às 18h30 (terça a domingo)
Local: Museu Nacional da República – Asa Sul

**A mostra oferece duas visitas guiadas com interpretação em Libras no próximo sábado (28), às 15h, e no dia 12 de maio, às 10h.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br