Exposições 1 mês atrás | Redação

“Viva Benedito!”

Marcio RM apresenta sua 63ª exposição individual no Espaço Cultural do Buriti Shopping Guará, em Guaratinguetá

por Revista FHOX
Fotos: Marcio RM

Guaratinguetá (SP) é a 26ª cidade em que o fotógrafo Marcio RM faz uma individual, sendo esta a primeira exposição na cidade.
A exposição homenageia a festa de São Benedito nesse município. São 24 fotografias coloridas feitas ao longo desta década (2013 e 2017), resultantes de um ensaio cujo nome teve como referência o começo da música Congada, cantada pela artista Clara Nunes (Benedito santo, de Jesus querido, valha-me Deus). É um retrato emocionante da cultura popular brasileira e mostra a fé e a devoção popular que reúnem milhares de pessoas para louvar o santo franciscano negro, protetor dos aflitos e companheiro dos humildes.
Devoção esta que tem um traço forte na cidade, onde a festa completou 260 anos em 2017 e atraindo anualmente visitantes de outras localidades, além das congadas que integram as procissões e o café da manhã na casa do festeiro.
Esta exposição é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura Guaratinguetá.

 

Sobre Marcio RM

Marcio RM é fotógrafo profissional desde 1982, tem fotos veiculadas nas principais publicações brasileiras e trabalhou para as revistas Isto É e Veja e os jornais O Estado de S.Paulo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, além de empresas como a Petrobras.
Ele vem há vários anos se dedicando à elaboração e execução de projetos documentais, registrando diferentes festas populares pelo País e divulgando as imagens produzidas em palestras e exposições.
Já participou de mais de 110 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Japão, Catar e Portugal).
As exposições individuais foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Paraty, Rio das Ostras, Duque de Caxias, Três Rios, São João de Meriti, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Belém, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, São Luís, Brasília, Aracaju, Tiradentes, Viçosa, Juiz de Fora, Fortaleza, São Félix e Salvador.
Seu ensaio “Banda” (sobre a famosa Banda de Ipanema) lhe rendeu a sua primeira exposição individual (na galeria de arte do Centro Cultural Cândido Mendes-Ipanema/1994), a participação no livro e exposição “Memórias de Ipanema” e a escolha como um dos sete fotógrafos brasileiros no Projeto Editorial M.I.L.K. (Nova Zelândia), que selecionou 300 fotógrafos a partir das 40 mil fotos enviadas por 17 mil fotógrafos de 164 países.
Marcio RM teve 41 fotografias adquiridas pelo colecionador Gilberto Chateaubriand (dono da maior coleção de arte privada do País) para integrar o seu acervo de arte brasileira, que está em comodato no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O ensaio “Bendito Santo” faz parte do Recorte Popular, um mapeamento de festas populares que Marcio RM realiza pelo Brasil.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Marcio RM, visite o site marciorm.com.br.

SERVIÇO:
Buriti Shopping Guará
Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 351 Campo do Galvão
Guaratinguetá (SP)
Fone (12) 31321585
Inauguração: 12 de abril de 2018 às 19:30 h
Horário de funcionamento / Visitação gratuita :
Segunda-feira a sábado das 10 às 22 h
Domingo das 11 às 22 h
Período da exposição: 12 a 29 de abril de 2018.

Mais informação: Marcio RM, tels.: (21) 2224.6585 e 992917616
www.marciorm.com.br