Exposições 2 semanas atrás | Redação

Mosaico Fotogaleria recebe exposição com fotos de Rogério Medeiros

Trata-se de uma série de fotografias que representa apenas uma amostra do rico e diverso acervo construído em mais de 50 anos de profissão

por Revista FHOX

Um olhar humanista sobre as etnias e populações tradicionais do Espírito Santo. Recortes de histórias que poucos atreveram-se a contar. Assim é a exposição “Rogério Medeiros, fotógrafo”, que fica aberta ao público até 09 de agosto, na Mosaico Fotogaleria, em Mata da Praia, Vitória-ES.

Trata-se de uma série de fotografias que representa apenas uma amostra do rico e diverso acervo construído em mais de 50 anos de profissão.

Rogério Medeiros
Rogério Medeiros

 “O Rogério Medeiros é o maior fotojornalista capixaba de todos os tempos, uma referência para todos nós. É uma grande responsabilidade receber uma mostra com imagens históricas, como a da última família a deixar a antiga Vila de Itaúnas, antes de ser coberta pelas areias das dunas”, revela Tadeu Bianconi, sócio da fotogaleria.

 Capixaba, nascido na Praia Comprida, atual Praia do Canto, Rogério Medeiros atuou como jornalista e fotógrafo em jornais locais e nacionais ao longo de 24 anos. No Espírito Santo, dedicou-se a grandes reportagens juntamente com os indígenas, remanescentes quilombolas e camponeses, dos quais tornou-se um importante interlocutor com a sociedade.

 Mesmo expondo lutas e embates desiguais, suas imagens não evocam dor nem perda, mas a beleza da resistência e conquista. São cenas que só podem ser captadas por quem viveu e sentiu o cotidiano dessas comunidades afastadas dos grandes centros.

Rogério Medeiros
Rogério Medeiros

 “Com a câmera, Rogério Medeiros enche seu quadro com a exuberância humana e natural desta parte do globo. Em seus fotogramas, inundados pela incontrolável luz dos trópicos, ecoam a fantasia de Juan Rulfo e as rupturas de Gabriel Figueroa, dois mestres mexicanos. O resultado são contrastes e densidades marcantes em uma orgia de formas que reflete a riqueza e complexidade daquilo que fotografa, ou melhor dizendo, daquilo que vive”, diz o curador da mostra, Bruno Zorzal, fotógrafo e pesquisador.

Esta será a primeira de uma série de exposições que apresentarão um pouco das histórias contadas por Medeiros. “O acervo de Rogério é único e o Espírito Santo visto por ele é muito pouco conhecido pelos capixabas. Essa mostra tem o objetivo de preservar a memória deste importante trabalho”, ressalta Gabriel Lordello, um dos organizadores da exposição.

Serviço

Exposição: “Rogério Medeiros, fotógrafo”

Visitação: de 27/06 até 09/08, das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados com agendamento.

Endereço: Mosaico Fotogaleria – Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, lj 18, Shopping Victoria Mall, Mata da Praia, Vitória-ES.

Contato: Gabriel Lordello (27) 99943 0831 – 3024 0307.