Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Penteados de mulheres africanas em mostra no CCBB RJ

Foto: J.D. 'Okhai Ojeikere

Janeiro de 2018 – Um dos principais nomes da fotografia africana em todos os tempos, o nigeriano J. D. ‘Okhai Ojeikere (1930 – 2014) foi autor de um projeto singular na história da arte, em que retratou cortes de cabelo das mulheres de seu país.

Foram milhares de cliques ao longo de sua carreira. Muitos deles chegam no próximo dia 20 de janeiro à capital fluminense, onde participarão de exposição inédita e gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ).

As fotos de Ojeikere serão uma das atrações da Ex Africa, a maior exposição de arte contemporânea africana realizada no Brasil. Em cartaz até 26 de março, a mostra poderá ser vista, gratuitamente, de quarta a segunda-feira, entre 9h e 21h. Dezoito artistas de oito países africanos e dois brasileiros – Arjan Martins e Dalton Paula – assinam 80 obras que apresentam uma espécie de microcosmo da África. O patrocínio é do Banco do Brasil, com apoio da BB DTVM.

Confira abaixo as imagens retratas por ‘Okhai Ojeikere que chegam ao CCBB RJ em janeiro.

Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere
Foto: J.D. ‘Okhai Ojeikere

Sobre o artista:
J.D. ‘Okhai Ojeikere começou como assistente de câmara escura em 1954 no Ministério da Informação em Ibadan. Depois que a Nigéria ganhou sua independência em 1960, Ojeikere conseguiu seu primeiro trabalho como fotógrafo. Em 1961 transformou-se em fotógrafo de estúdio, sob o comando de Steve Rhodes, para a Television House Ibadan.

De 1963 a 1975 Ojeikere trabalhou em publicidade na West Africa Publicity em Lagos. Durante seu tempo na publicidade, especificamente no ano 1967, juntou-se ao Conselho Nigeriano das Artes. Em 1968 ele começou um de seus maiores projetos no qual ele documentou penteados nigerianos. Esta era uma marca registrada do trabalho de Ojeikere, ao final de sua vida ele havia impresso aproximadamente mil fotos de cabelos de mulheres.

Ex Africa
CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
De 20 de janeiro a 26 de março | quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Informações: www.bb.com.br/cultura
Entrada gratuita