Exposições 2 meses atrás | Thalita Monte Santo

Mulheres retratam mulheres em nova exposição

Com curadoria de João Kulcsár, Retratos de Mulheres Por Mulheres fica em cartaz até 3 de maio, na Galeria de Fotos. A entrada é gratuita.

por Revista FHOX

Até o dia 3 de maio, no Centro Cultural Fiesp, o público pode conferir Retratos de Mulheres Por Mulheres, que traz ensaios de 21 importantes fotógrafas. A mostra pretende levantar o debate sobre a representação da mulher nas artes e as temáticas que cercam o seu cotidiano, mas que não definem tampouco limitam o universo feminino.

Foto: Claudia Andujar, Jovem mulher Opik i theri, 1977


Neste contexto, aspectos como beleza, empoderamento, corporalidade, feminismo, sexualidade, direitos humanos e identidade entram na pauta sob o olhar preciso de quem tem poder de fala para representar a mulher. Em uma cena cultural ainda dominada por homens, essas fotógrafas criam narrativas visuais que se apresentam como uma ferramenta para que a mulher possa explorar novas formas de se posicionar na sociedade, assim como expressar seus sonhos, sentimentos, desejos e fantasias.

A curadoria de João Kulcsár teve uma difícil missão em mãos: selecionar entre tantos trabalhos de qualidade e expressão artística e propor um encontro entre gerações, unindo, em uma mesma mostra, fotógrafas consagradas e novas apostas que já vem despontando em festivais. “Essa exposição é mais uma afirmação no mundo das artes para demonstrar que a diversidade sempre enriquece. Uma mulher, ao fazer uma fotografia de outra mulher, dá vazão a uma experiência além da estética, provocando assim um ato político”, ressalta Kulcsár.

Em meio a tantos retratos, 71 fotografias em toda a exposição, vidas, histórias, mudanças e até tragédias são traçadas sem, muitas vezes, serem percebidas pelo clique e pela luz. A imagem que congela o tempo traz, em seu bastidor, muito de superação, luta e coragem.          

Destaque para as fotografias de Claudia Andujar, ativista dedicada à defesa dos índios Yanomami. Outro nome importante, e agora da nova geração de fotógrafas, é de Luisa Dörr. Conhecida pelos retratos do projeto Firsts da revista Time, que listou as mulheres mais influentes do mundo, Luisa traz para a mostra, por exemplo, um inusitado acervo sobre a luta de Cholitas na Bolívia.

Maureen Bisilliat nos apresenta trabalhos que fez com interferência na fotografia PB. Jovens fotógrafas que já têm destaque na área também mostram seus ensaios como Maira Erlich, Isis Medeiros, Marcela Bonfim, Coletivo Amapoa  e Julia Pontes. Vânia Toledo, com o trabalho Personagens Femininos, traz Regina Casé no início da carreira. Haley Morris-Cafiero mostra o preconceito com pessoas acima do peso. A Libanesa Rania Matar capta a essência dos adolescentes em seus quartos, nos EUA e Oriente Médio. Rosangela Renno, no ensaio NUPTIAS, discute o casamento. Rosa Gauditano, por sua vez, apresenta mulheres indígenas. 

O curador ainda promete algumas surpresas para o público no decorrer dos meses de exibição. Entre elas, bate-papos com algumas das fotógrafas da exposição, oficinas e expedições fotográficas. Logo no dia da inauguração, quem estiver no espaço às 11h30 poderá aproveitar de uma visita guiada com o próprio Kulcsár.

Fotógrafas na exposição:
Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Dorothea lange, Isis Medeiros, Monica Zarattini, Cris Bierrenbach, Claudia Jaguaribe, Marcela Bonfim, Denise Camargo, Luisa Dorr, Ana Carolina Fernandes, Rosa Gauditano, Nathalie Daoust, Maira Erlich Julia Pontes, Haley Morris-Cafiero, Rania Matar, Rosangela Renno, Elza Lima, Coletivo Amapoa e Vania Toledo.

 

ServiçoRetratos de Mulheres por Mulheres
Período expositivo: até 3 de maio de 2020
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de gruposccfagendamentos@sesisp.org.br.
Entrada gratuita.

Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br