Exposições 3 anos atrás | Redação

Mostra reúne fotografias e gravuras sobre Belo Horizonte

A curadoria da mostra é de Marcelo Xavier. A entrada é de graça e a mostra vai até o dia 30 de julho

por Revista FHOX

Para celebrar os 120 anos de Belo Horizonte, foi inaugurada recentemente a exposição multimídia “Sylvio Coutinho mostra Belo Horizonte na Casa Fiat de Cultura”, que engloba 27 fotografia e 65 gravuras feitas pelo artista, além de vídeos e maquetes de monumentos importantes da cidade, como a Igreja da Pampulha, o edifício Niemeyer e o Pirulito da Praça Sete.

BH1bcorreabh/iStock

As peças são feitas em nylon, com impressão em três dimensões, e podem ser tocadas. Elas terão um fone para que os visitantes recebam informações sobre cada monumento, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual à exposição.

Já as fotos retratam a diversidade da capital. Elas mostram desde o trabalho dos grafiteiros, até detalhes de construções modernas, como a Cidade Administrativa e o estádio Mineirão. As fotografias revelam as nuances de uma cidade que ainda guarda uma certa tranquilidade para os moradores e que ao mesmo tempo é uma metrópole agitada no dia a dia.

BHronaldoalmeida10/iStock

Na mesma exposição, Sylvio Coutinho mostra a série “Ocasos”, que reúne chapas de alumínio, usadas para impressão de gravuras. Também há gravuras em papel, com imagens sobrepostas, formando imagens híbridas do cotidiano belo-horizontino. As 220 fotos que compõem o livro “BH 120” também podem ser vistas pelo público.