Exposições 2 anos atrás | Redação

MObgraphia apresenta projeto de inclusão pela fotografia

Imagens feitas por grupo que participou de workshop oferecido pela mObgraphia serão projetadas durante Valongo Festival Internacional da Imagem

por Revista FHOX

Para promover a primeira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem, que acontece de 12 a 16 de outubro, a mObgraphia Cultura Visual, parceira do evento, realizou um workshop gratuito no Morro de São Bento, em Santos, no dia 24 de setembro, para estimular os moradores da comunidade e entorno no uso consciente da fotografia pelo celular. O resultado será projetado na Estação mObgraphia, durante o festival.

mobgraphiaDivulgação

O grupo percorreu o prédio do Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro de São Bento e captou, num dia de chuva, o cotidiano dos que ali vivem. “Criamos a mObgraphia, com o intuito de ser inclusiva, democrática, proporcionar e trocar informação e conhecimento em fotografia, vídeo e arte, produzidas em plataformas mobile. A oficina realizada no Morro São Bento foi mais um passo dado nesse sentido”, afirma a mObgraphia.

Nesta ação, o grupo contou com a presença do João Maia, embaixador da Iniciativa mObgraphia, criada a partir dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. João é deficiente visual e foi um dos fotógrafos no desenvolvimento do projeto documental que durou um ano. A Iniciativa será lançada oficialmente no Valongo e pretende ser transformada também numa experiência sensorial através de uma exposição com legendas em braile, áudio descrição e vídeos com linguagem de sinais (libra).

Sobre Mobgraphia

A Mobgraphia estimula o uso consciente da fotografia e vídeo pelo celular, promovendo a troca nas redes sociais e a ponte entre milhões de novos artistas visuais, por meio de festivais, workshops, rádio web e um canal ao vivo no Facebook.