Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

MObgraphia apresenta projeto de inclusão pela fotografia

Para promover a primeira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem, que acontece de 12 a 16 de outubro, a mObgraphia Cultura Visual, parceira do evento, realizou um workshop gratuito no Morro de São Bento, em Santos, no dia 24 de setembro, para estimular os moradores da comunidade e entorno no uso consciente da fotografia pelo celular. O resultado será projetado na Estação mObgraphia, durante o festival.

[media-credit name=”Divulgação” align=”alignright” width=”800″]mobgraphia[/media-credit]

O grupo percorreu o prédio do Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro de São Bento e captou, num dia de chuva, o cotidiano dos que ali vivem. “Criamos a mObgraphia, com o intuito de ser inclusiva, democrática, proporcionar e trocar informação e conhecimento em fotografia, vídeo e arte, produzidas em plataformas mobile. A oficina realizada no Morro São Bento foi mais um passo dado nesse sentido”, afirma a mObgraphia.

Nesta ação, o grupo contou com a presença do João Maia, embaixador da Iniciativa mObgraphia, criada a partir dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. João é deficiente visual e foi um dos fotógrafos no desenvolvimento do projeto documental que durou um ano. A Iniciativa será lançada oficialmente no Valongo e pretende ser transformada também numa experiência sensorial através de uma exposição com legendas em braile, áudio descrição e vídeos com linguagem de sinais (libra).

Sobre Mobgraphia

A Mobgraphia estimula o uso consciente da fotografia e vídeo pelo celular, promovendo a troca nas redes sociais e a ponte entre milhões de novos artistas visuais, por meio de festivais, workshops, rádio web e um canal ao vivo no Facebook.