Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Henri Cartier-Bresson ganha mostra na Avenida Paulista

2 de agosto. A data marca o falecimento de Henri Cartier-Bresson, importante fotógrafo do século XX e co-fundador da Agência Magnum. O fotógrafo faleceu em 2004.

A Galeria de Fotos do SESI-SP, localizada na Avenida Paulista, apresenta a exposição “Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias”, com 58 trabalhos do início da carreira do fotógrafo.

[media-credit name=”Henri Cartier-Bresson” align=”aligncenter” width=”800″]henri_cartier_bresson_bicycle[/media-credit]

A curadoria fica por conta de João Kulcsár. A mostra apresenta trabalhos dos quatro primeiros anos de um dos mais influentes fotógrafo do século XX, famoso pelo conceito do ‘momento decisivo’. “Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias” é a segunda exposição do Sesi-SP em parceria com a Magnum Photos, para comemorar o aniversário de 70 anos da agência.

[media-credit name=”Henri Cartier Bresson” align=”aligncenter” width=”800″]Henri-cartier-Bresson_COS49511-755x1024[/media-credit]

Sobre Henri Cartier-Bresson

Francês, foi em 1932, aos 24 anos de idade, que o fotógrafp adquiriu uma câmera Leica, que transformou para sempre seu interesse casual pela fotografia em paixão. Nos três anos seguintes, Bresson ficou conhecido pela criação de uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história, o ‘momento decisivo’.

A descoberta de novas formas de composições, enquadramentos e extensões da imagem, são resultado de suas experiências na Academia de André Lhote, na década de 1920, da amizade com precursores do surrealismo, como Max Ernst, e de viagens pela Europa e África, qaundo passava os dias em busca da casualidade de cenas impensáveis que via no cotidiano.

[media-credit name=”©Martine Franck/Magnum Photos” align=”aligncenter” width=”800″]FRANCE. Paris. French photographer Henri CARTIER-BRESSON. 1992.[/media-credit]