A Galeria de Fotos do SESI-SP, localizada na Avenida Paulista, apresenta a exposição “Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias”, com 58 trabalhos do início da carreira do fotógrafo.
[media-credit name=”Henri Cartier-Bresson” align=”aligncenter” width=”800″][/media-credit]
A curadoria fica por conta de João Kulcsár. A mostra apresenta trabalhos dos quatro primeiros anos de um dos mais influentes fotógrafo do século XX, famoso pelo conceito do ‘momento decisivo’. “Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias” é a segunda exposição do Sesi-SP em parceria com a Magnum Photos, para comemorar o aniversário de 70 anos da agência.
[media-credit name=”Henri Cartier Bresson” align=”aligncenter” width=”800″][/media-credit]
Sobre Henri Cartier-Bresson
Francês, foi em 1932, aos 24 anos de idade, que o fotógrafp adquiriu uma câmera Leica, que transformou para sempre seu interesse casual pela fotografia em paixão. Nos três anos seguintes, Bresson ficou conhecido pela criação de uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história, o ‘momento decisivo’.
A descoberta de novas formas de composições, enquadramentos e extensões da imagem, são resultado de suas experiências na Academia de André Lhote, na década de 1920, da amizade com precursores do surrealismo, como Max Ernst, e de viagens pela Europa e África, qaundo passava os dias em busca da casualidade de cenas impensáveis que via no cotidiano.
[media-credit name=”©Martine Franck/Magnum Photos” align=”aligncenter” width=”800″][/media-credit]
Deixe uma Mensagem