Exposições 2 anos atrás | Redação

“Geometrias insuspeitas do cotidiano” traz olhar e essência do fotógrafo Kiolo

Com olhar inquieto e obras que impressionam, o artista apresenta sua primeira exposição individual.

por Revista FHOX

São Paulo, outubro de 2017 – Em primeira exposição solo, o fotógrafo baiano Kiolo, natural de Salvador, apresenta “Geometrias insuspeitas do cotidiano”, mostra que revela um pouco do seu vasto acervo, composto ao longo dos tantos caminhos percorridos com suas lentes em punho.

Com olhar sensível e diferenciado, que natural e despretensiosamente garimpa os detalhes e se afasta do óbvio, Kiolo apresenta, através de suas fotografias, características da sua essência curiosa, dinâmica e extremamente ornamental.

BS5D4117_LAvesso aos clichês, Kiolo descobre (e redescobre) dentro da sua rotina e das suas viagens inúmeros ângulos e possibilidades estéticas que dispensam coordenadas geográficas. Com especial atenção imagética ao universo geométrico, Kiolo esclarece que evita significativas manipulações das suas imagens, atribuindo as peculiaridades das suas obras ao seu cuidado com os enquadramentos e sua eterna busca de recortes e composições inusitadas, que proporcionam aos observadores diferentes interpretações.

São essas descobertas que marcam a trajetória de Kiolo e se fazem presentes na individual, que tem curadoria do também fotógrafo Gabriel Wickbold e reúne 16 obras que ficam expostas entre os dias 10 de novembro e 8 de dezembro, no espaço Gabriel Wickbold Studio & Gallery, em São Paulo.

Embora bastante plurais, as obras possuem, como denominador comum, compreensões geométricas de diferentes momentos e realidades, transbordando o senso estético que acompanha o trabalho de Kiolo, em imagens intensas, vibrantes e significativas.

Seja através de geometrias naturais ou antrópicas, em cores intensas ou preto e branco, Kiolo apresenta a sua versatilidade enquanto artista e nos surpreende. Admirador das formas, o fotógrafo revela a sua homenagem silenciosa àquele que considera um dos ícones da arquitetura moderna: 1 díptico com detalhes das geometrias estruturais de duas grandes construções: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) e Gare do Oriente (Lisboa), ambas do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a quem admira muito.

Ali, a qualidade e o equilíbrio do trabalho de Kiolo se materializam em fotografias de tamanhos diversos, todas impressas em papel algodão, que nos fazem revisitar a forma individual de enxergar a vida.
PREVIEW_S5A5142 PREVIEW_S5A5151 PREVIEW_S5A5192 PREVIEW_S5A5226 PREVIEW_S5A5237

Serviço:
“GEOMETRIAS INSUSPEITAS DO COTIDIANO”
Artista: Kiolo
Curadoria: Gabriel Wickbold
Data: 10 de novembro a 8 de dezembro de 2017
Local: Gabriel Wickbold Studio & Gallery – GWS&G
Endereço: R. Lourenço de Almeida, 167 – V. Nova Conceição
Telefone: (11) 3051-4919
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h – c/ agendamento