Exposições 4 semanas atrás | Redação

Galeria MH8 recebe mostra DA NATUREZA de diversos fotógrafos

O público vai conferir, a partir do dia 7 de março, o trabalho de diversos fotógrafos. A curadoria é de Juan Esteves

por Revista FHOX

A Galeria MH8 recebe em seu espaço a partir do dia 7 de março até o dia 4 de abril de 2020, a mostra DA NATUREZA dos fotógrafos Ana Magalhães, Andrea Angelo, Andréa de Marchi, Bruna Veloso, Denise Schoueri, Eduardo Paiva, Flavia Sampaio, Flavio Magalhães, Luci Melhado, Marisa Souza, Marcos Vampré, Sabrina Lisauskas, Thelma Penteado, Rodrigo Gabrielli e Vanessa Poitena. A curadoria é de Juan Esteves.

No percurso estético, caminhamos nesta mostra pela busca do subjetivo e narrativas desencadeadas pela contemplação que nos remete à arte, na intermediação entre o sublime e o belo. Encontramos a natureza preservada em detalhes e no seu todo, como ideal ou como ocupação espacial. O romantismo na representação da arte em oposição ao racionalismo que vivíamos e ao irracionalismo que estamos vivendo.

Ana Magalhães
Ana Magalhães – mostra Da Natureza.

A exposição reúne leituras inspiradas de jovens artistas que nos remetem aos artistas que alcançaram o mundo nos últimos 3 séculos, voltadas para as paisagens ainda intactas, algumas delas na nossa costa por onde aportaram autores viajantes e pelas elevações montanhosas para onde muitos seguiram em busca de novos panoramas, tanto aqui como além-mar, em distantes paragens.

Imagens que articulam-se preservacionistas ao contemplar as perspectivas ameaçadas, seja por processos políticos inadequados ou por alterações climáticas no planeta que avizinham-se com mais rapidez do que podemos crer. Já não sabemos para onde caminhamos, mas as fotografias aqui expostas cumprem seu intrínseco papel pelas mãos de artistas que registram o seu tempo.

Neste caminho, o interessante é destacar o trabalho de Luci Melhado, onde sua imagem aproxima-se da corrente mais pictórica contemporânea baseada nas sobreposições de imagens, um argumento limítrofe à fotografia de Ana Magalhães, onde as tramas da natureza canadense tentam ocultar os vestígios humanos, nos remetendo as paisagens invernais do americano Andrew Wyeth.

Já a placidez das imagens marinhas de Vanessa Poitena, Marcos Vampré e Thelma Penteado se acomodam nos primórdios da vida. Fenômenos vivos gerados espontaneamente pela água e ar como já disse o artista japonês Hiroshi Sugimoto sobre sua própria obra, a qual as das fotógrafas se aproximam em sua quase maneira abstrata.

As imagens “pittorescas” de Flavio Magalhaes, Eduardo Paiva, Marisa Souza, Flávia Sampaio e Sabrina Lisaukas, evocam os artistas viajantes como o francês Jean Baptiste Debret ou o alemão Johann Rugendas que aportaram no Brasil após a chegada do rei João VI. Os recursos de uma natureza retumbante, seja no enquadramento mais amplo ou nos detalhes apurados, estão aqui representados.

A natureza de caráter monumental que certamente é representativa dos exuberantes trópicos e cordilheiras mais altas são amparadas pelas imagens dos igarapés amazônicos de Andrea Angelo, das grandes árvores submersas de Denise Schoueri, pelos veios andinos de Rodrigo Gabrielli, as geleiras da Patagônia de Andréia de Marchi e os sinuosos caminhos das montanhas do País de Gales, retratados por Bruna Veloso, fotografias que nos levam a grandes paisagistas como os americanos Timothy O’Sullivan e Edward Curtis.

Confira galeria abaixo:

SERVIÇO:

As imagens foram produzidas em papel especial de algodão e impressas em pigmento mineral de longa permanência e caráter museológico, no formato 40X60cm com moldura em madeira especial no formato baguette.

VERNISSAGE:
11H DIA 7 DE MARÇO DE 2020
RUA ESTADOS UNIDOS 180, JARDINS, SÃO PAULO
A MOSTRA FICA EM CARTAZ ATÉ 4 DE ABRIL DE 2020
ESTACIONAMENTO COM VALETE NO LOCAL

Sobre o curador:

Juan Esteves é paulista, curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco. Foi curador da mostra Convocatória em duas edições do Festival de Fotografia de Tiradentes e editor do Encontro de Coletivos Ibero-Americanos (ECO). Escreveu para o caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, onde foi Editor de Fotografia. Já colaborou para revistas como Select e Santa Art Magazine e para editoras internacionais como Penquin, Rive Gauche, Rizzoli, Edition Autrement, Editorial Crítica, The University Press entre outras. É editor do www.blogdojuanesteves.tumblr.com.