Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Exposição simultânea retrata a força da mulher brasileira

'Com um maiô cavado, me despi dos meus próprios preconceitos e me permiti apenas ser', contou a blogueira Naiana Ribeiro, retratada em uma praia - Gabriel Bonfim. 

Mulheres fortes, inspiradoras e reais compõem a “M”, uma exposição do artista visual Gabriel Bonfim, que está em exibição simultânea nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Maria da Penha, Luiza Brunet, Juliana Caldas, Melissa Rodrigues, são algumas das fotografadas do projeto.

Maria da Penha, que inspirou a lei homônima, e Luiza Brunet, vítima de agressão – Foto: Gabriel Bonfim

Nas imagens, Bonfim buscou retratar a resistência de mulheres que precisaram lutar por seus espaços na sociedade e buscou valorizar as características de cada uma.

A blogueira Naiana Ribeiro, que lida com a gordofobia, foi uma das modelos. “Com um maiô cavado, me despi dos meus próprios preconceitos e me permiti apenas ser. Protagonista da minha própria história. Mostrei a minha força e lugar na sociedade”, disse ela em postagem no Instagram.

As locações e lugares onde as imagens foram feitas também possuem um significado aos ensaios. “É como se ao retratá-las ali – nos mais belos e importantes locais no centro dessa sociedade – pudéssemos ressignificar aquele espaço e, assim, como protagonistas de suas próprias histórias, elas retomariam o seu lugar na sociedade que as marginalizou. Meu trabalho tem como objetivo trazer um pouco desse incômodo para que toque as pessoas e as leve a pensar”, contou.

“M” está em cartaz no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, até 22 de abril, no Palácio dos Correios, em São Paulo, até 20 de abril e no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, na capital paranaense, até o dia 10 de junho. A entrada é gratuita.

Naiana Ribeiro – Foto: Gabriel Bonfim.

 

Juliana Caldas – Foto: Gabriel Bonfim

 

Sissi Prates – Foto: Gabriel Bonfim
Juciara Ribeiro – Foto: Gabriel Bonfim

 

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br