Até 29 de julho, a Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “O último império”, do fotógrafo russo Serguei Maksimishin. Considerado um dos maiores nomes da sua geração em âmbito mundial, o fotógrafo apresenta sua obra pela primeira vez no Brasil, com curadoria realizada por Luiz Gustavo Carvalho.
A obra de Serguei Maksimishin retrata a vida da Rússia contemporânea, permitindo ao público conhecer o cotidiano deste país por meio de uma testemunha sensível e objetiva. As 65 fotografias que integram a exposição “O último império” apresentam o trabalho sensível e complexo que apresenta o país através de um olhar aguçado, corajoso e audaz.
“Serguei Maksimishin retrata diversas facetas e aspectos da vida na Rússia pós-soviética, mostrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais. Desta forma, ‘O último império’ constitui um testemunho objetivo, sensível, dotado de um humor extremamente inteligente e desprovido de qualquer estética ideológica”, explica Luiz Gustavo Carvalho.
Leia também: Até 29 de julho, Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “Sombras e Mistérios”
Artisticamente, a obra de Maksimishin reflete um virtuosismo na relação com a luminosidade, enquadramento, assim como na construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente.
Serguei Maksimishin permite ao espectador uma imersão no complexo e profundo universo de um país de proporções continentais. A Rússia de Serguei Maksimishin é retratada por cenas cotidianas, que abrangem todos os meridianos do país, de Kaliningrado a Kamchatka.
“O fotógrafo russo retrata os antagonismos deste país e a força do antigo sistema soviético, cujos destroços até hoje se mostram presentes na vida cotidiana das pessoas”, continua o curador.
Na mostra, o público poderá traçar paralelos e identificar semelhanças e diferenças entre o cenário fotográfico na Rússia e no Brasil.
Serviço:
Exposição “O último Império”, de Serguei Maksimishian
Até 29 de julho
Horário: 9h às 19h (terça a domingo)
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada franca
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Telefone: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência