Eventos Exposições 1 ano atrás | Redação

Rússia contemporânea de Serguei Maksimishin é apresentada em exposição gratuita

Fotógrafo russo Serguei Maksimishin abre exposição individual e apresenta um ousado retrato da Rússia contemporânea

por Revista FHOX

Até 29 de julho, a Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “O último império”, do fotógrafo russo Serguei Maksimishin. Considerado um dos maiores nomes da sua geração em âmbito mundial, o fotógrafo apresenta sua obra pela primeira vez no Brasil, com curadoria realizada por Luiz Gustavo Carvalho.

A obra de Serguei Maksimishin retrata a vida da Rússia contemporânea, permitindo ao público conhecer o cotidiano deste país por meio de uma testemunha sensível e objetiva. As 65 fotografias que integram a exposição “O último império” apresentam o trabalho sensível e complexo que apresenta o país através de um olhar aguçado, corajoso e audaz.

Serguei Maksimishin

“Serguei Maksimishin retrata diversas facetas e aspectos da vida na Rússia pós-soviética, mostrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais. Desta forma, ‘O último império’ constitui um testemunho objetivo, sensível, dotado de um humor extremamente inteligente e desprovido de qualquer estética ideológica”, explica Luiz Gustavo Carvalho.

Leia também: Até 29 de julho, Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “Sombras e Mistérios”

Artisticamente, a obra de Maksimishin reflete um virtuosismo na relação com a luminosidade, enquadramento, assim como na construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente.

Serguei Maksimishin

Serguei Maksimishin permite ao espectador uma imersão no complexo e profundo universo de um país de proporções continentais. A Rússia de Serguei Maksimishin é retratada por cenas cotidianas, que abrangem todos os meridianos do país, de Kaliningrado a Kamchatka.

“O fotógrafo russo retrata os antagonismos deste país e a força do antigo sistema soviético, cujos destroços até hoje se mostram presentes na vida cotidiana das pessoas”, continua o curador.

Serguei Maksimishin

Na mostra, o público poderá traçar paralelos e identificar semelhanças e diferenças entre o cenário fotográfico na Rússia e no Brasil.

Serviço:

Exposição “O último Império”, de Serguei Maksimishian

Até 29 de julho

Horário: 9h às 19h (terça a domingo)

Local: CAIXA Cultural São Paulo

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)

Entrada franca 

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Telefone: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com deficiência