Exposições 2 anos atrás | Redação

Poéticas do Feminino: mostra reúne obras de 18 mulheres em Sorocaba

por Revista FHOX

Em cartaz no Sesc Sorocaba até 18 de março, a exposição “Poéticas do Feminino” reúne trabalhos de 18 artistas mulheres, que revelam o mundo contemporâneo por meio do olhar feminino. Entre elas estão nomes como Patrícia Leite, Vania Mignone, Lenora de Barros, Tomie Othake e Beatriz Milhazes, além de fotógrafas da cidade.

A “Poéticas do Feminino” vem com a proposta de disseminar o acervo em formação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e faz parte do projeto “MACS fora de casa”. Além disso, a ideia é criar diálogos entre a produção de artistas já consagradas e de artistas emergentes, em especial as da região de Sorocaba, como a fotógrafa Camila Fontelene.

Camila participa com as imagens do projeto Todos Podem Ser Frida, trabalho fotográfico que traz pessoas caracterizadas como a artista Frida Khalo, em poses que remetem a sua personalidade.

Foto: Camila Fontenele

Para ela, a sensação de participar da mostra é única. “Eu me senti incrível. Essa foi a sensação que eu tive, a qual me fez perceber a potência do meu trabalho. Não é todo dia que estamos juntas com nomes e trabalhos de artistas mulheres tão admiráveis. É como derrubar o muro imaginário que colocamos entre nós e os outros que já tem uma trajetória mais afinada, sabe?”, conta ela.

Entre todas as imagens expostas é possível enxergar a diversidade na produção das artistas que participam da mostra, e que revelam o mundo contemporâneo por meio do olhar feminino.

“A mostra tem um significado de resistência. Em geral, a mulher enfrenta mais obstáculos do que o homem em nossa sociedade. Com Poéticas do Feminino, queremos enaltecer essas grandes artistas cujos trabalhos exibem a sensibilidade característica de quem persiste e permanece resiliente até o fim”, explica Laura Mattos, responsável pelo Educativo do MACS.

As artistas que compõe a exposição são:

Adriana Dias Ruz, Ana Teixeira, Beatriz Milhazes, Camila Fontenele, Claudia Bakker, Corinna Krebber, Cristina Canale, Iza Figueiredo, Laura Mattos, Leonora de Barros, Liliana Alves, Lucia Castanho, Nele Azevedo, Patricia Leite, Renata Egreja, Rosangela Dorazio, Tomie Othake e Vania Mignone.

Serviço: Exposição “Poéticas do Feminino”

Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.

De ter – sex, das 9h às 10h; sáb – dom, das 10 às 19h.

Tel.: (15) 3332-9933