Exposições 2 anos atrás | Redação

Exposição fotográfica apresenta retratos que capturam a essência humana

A abertura da exposição ocorre dia 8 de novembro, quarta-feira, às 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura de Caxias do Sul.

por Revista FHOX

Despertar uma reflexão do que aproxima a todos nós como seres humanos. Este é um dos objetivos da exposição fotográfica Retratos da Alma, de Ilka Filippini, com curadoria de Liliane Giordano. Nestas fotos, podemos ver, através dos olhos e dos sorrisos, a essência da vida em cada um – afinal, independente de onde vivemos e das diferentes experiências de vida, padecemos de males e prazeres muito semelhantes.
Ilka-Filippini-1_preview Ilka-Filippini-2_preview Ilka-Filippini-3_preview Ilka-Filippini-4_preview

A mostra é uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou no percurso de suas viagens. São 17 imagens no tamanho 70×100 cm, impressas em tela de algodão tipo Canvas. O material escolhido tem o objetivo de fazer as fotografias se parecem com as telas utilizadas em pintura, aproximando a técnica da obra de arte, bem como as molduras remetem aos quadros clássicos.

A exposição ainda traz cerca de 25 fotografias que revelam o contexto de vida de diferentes pessoas, colocando-as inseridas no seu ambiente. Assim, denota o que há de único em cada ser humano. “O que nos torna únicos, também nos torna iguais, e, através da sensação de identidade, mesmo que em um ínfimo momento e de forma sutil, podemos resgatar a nossa humanidade, irmandade, fraternidade”, ressalta Ilka.

“Ilka está acostumada a concretude das linhas da Arquitetura – área na qual é graduada. Sensível, porém, seu olhar continua a capturar todas as nuances da vida, dedicando uma atenção especial ao sorriso e ao olhar das pessoas em seus cliques”, afirma a curadora da mostra, a fotógrafa Liliane Giordano.

A mostra estará em cartaz de 9 de novembro a 8 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Retratos da Alma é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, com apoio da Sala de Fotografia, Arte Quadros, Boscato, Imprezz, Lorigraf e STE.

Sobre a fotógrafa

Ilka Filippini é Arquiteta e Urbanista, concursada e aposentada no Município de Caxias do Sul. Como fotógrafa, fez parte do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, realizou três exposições individuais e várias coletivas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; recebeu uma premiação de menção honrosa e duas fotografias aceitas em Bienais Brasileiras de Fotografias Preto e Branco.

Sobre a curadora

Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na UFRGS (2016). Possui graduação em Fotografia na UCS (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados na UCS (1997) e especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000).

Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação. Hoje, o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem em fotografia, projetos de identidade visual e fotografia autoral.

Como curadora, já esteve a frente de diversas exposições fotográficas individuais, como “Passagens”, do fotógrafo Julio Soares (2016), e “Videiras de Papel”, do fotógrafo Severino Schiavo (2015).

Serviço:
O quê: abertura da exposição fotográfica Retratos da Alma, de Ilka Filippini
Quando: 8 de novembro de 2017
Horário: 20h
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro, Caxias do Sul)
Visitação: de 9 de novembro a 8 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.