Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Exposição de joias autorais na Vila Madalena mostra talento de designers brasileiras

Pingente Carmen Lombardi:  esmeralda, prata e esmaltação cloisonné sobre cobre.

No dia 11 de novembro, sábado das 11h às 20h, acontece a exposição Dia de Galeria, que reunirá 14 designers de joias artesanais, com diferentes estilos. O público poderá conhecer e adquirir peças exclusivas, criadas com técnicas como a esmaltação a fogo, crochê em metal, forja, filigrama, entre outras.

Além do caráter único que confere maior valor, a joia artesanal destaca-se pela durabilidade, beleza, delicadeza e as possibilidades infinitas de ser confeccionada em diferentes técnicas. Entre as peças que estarão na Galeria o público vai encontrar anéis, colares, brincos, pingentes, pulseiras feitas com ouro, prata e pedras preciosas.

Henrique e Vicky - Pingente-pintura de esmalte sobre_cobre-prata-granada (1) image001 image004 Retrato 1 Retrato 2 (003) (003) Retrato 3 (003) (003)

Colar Carmen Lombardi em prata, granada e esmaltação cloisonné.

O valor da joia não depende só do material do qual ela é executada, mas da inspiração do artista, e o Brasil tem uma grande gama de artistas cujo talento é reconhecido lá fora. É o caso da designer Carmen Lombardi. Arquiteta de formação, a especialista descobriu sua vocação quando conheceu uma oficina de joalheria. O entusiasmo pela arte a levou a se especializar lá fora e hoje coleciona prêmios no Brasil e no exterior. Entre eles, o prêmio Fred Barnes (Inglaterra, 2012) como o melhor trabalho de joalheria esmaltada, o prêmio Rachel Gogerly Memorial de melhor acabamento e pintura em esmalte (Leicester, Inglaterra, 2014) e medalha de prata na 8º Grande Exposição de Arte Bunkyo (São Paulo, 2014).

Joias da família pintadas à mão que são verdadeiras obras de arte

A pintura é executada com pincéis finíssimos utilizados em miniaturas e assemelha-se à técnica de pintura a óleo. Joia Carmen Lombardi.

Imagina ter a foto do de seu filho ou de seu animal de estimação pintada em uma joia. Entre as várias técnicas de joalheria apresentadas pelas designers, a pintura em esmalte surpreende. Instiga a vontade de também ter a foto de uma pessoa da família transformada em uma joia, especialidade da paulista Carmen Lombardi, uma das poucas a dominar a arte da esmaltação no Brasil. Professora de joalheria, Carmen possui um atelier homônimo, no Brooklin, em São Paulo.

Segundo a artista, a tinta utilizada para pintar as joias compõe-se de uma mistura de pigmentos cerâmicos com óleos especiais, aplicados sobre uma chapa de cobre já esmaltada à fogo. É um trabalho totalmente artesanal, onde a peça de cobre esmaltada vai ao forno, à temperatura de 800ºC cerca de vinte vezes, para que o resultado fique o mais próximo da fotografia de referência. A esmaltação a fogo é uma das formas mais antigas de aplicação de cores em joias, sendo frequentemente utilizada em substituição às pedras preciosas.

Essas joias levam cerca de dez dias para ficar prontas e poderão ser encomendadas no evento.

Senac Tatuapé promove workshops, palestras e oficinas gratuitas sobre registros submarinos, caminhadas fotográficas e esportes aquáticos.

Beleza e solidariedade:

Projeto Tigelinhas 1 Simples. Além das joias, será possível adquirir no evento mini tigelas de cobre esmaltadas para quem gosta de presentear com delicadeza e bom gosto. Há duas edições, as artistas participantes criaram o Projeto Tigelinhas que doa parte das vendas para entidades filantrópicas.

E para quem não quer esperar até o Dia da Exposição, as designers mantém uma pequena loja no mesmo espaço Vitrine Fidalga onde e comercializam sua arte. (Rua Fidalga 282, Vila Madalena, São Paulo).

Serviço:
Grande Exposição e venda de joias artesanais: Dia de Galeria – Data: 11 de novembro – Horário: das 11h às 20h.
Mini loja de joias artesanais: De segunda a sábado das 10 às 19h
Local: Vitrine Fidalga, na Rua Fidalga 282,Vila Madalena, São Paulo – São Paulo

Mais informações:
http://www.carmenlombardi.com.br/index.htm
https://www.facebook.com/diadegaleria/