Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Estações da CPTM recebem três exposições fotográficas do Senac São Paulo

Rodrigo Pinheiro - Divulgação/Senac

Entre 5 de março a seis de abril, três exposições fotográficas do Senac São Paulo, poderão ser vistas nas estações Luz, Cidade Universitária e Pinheiros da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).

Rodrigo Pinheiro – Divulgação/Senac

Representações Visuais, Cotidiano e Imposições ao Feminino fazem parte produção de alunos recém-formados no curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac Lapa Scipião.

As imagens retratam histórias de memória afetiva, diferentes culturas, momentos do cotidiano e questionam padrões de comportamento da sociedade. Cada um dos três projetos fotográficos poderá ser visto separadamente nas estações da CPTM, porém, as informações e a proposta de reflexão se complementam.

Os temas das exposições acompanham a características de cada lugar. “A estação Pinheiros, por exemplo, foi escolhida porque a arquitetura faz as pessoas conversarem com a cidade. Isso é muito parecido com o que queremos levar ao público”, explica Isabel Cristina Mota, coordenadora da área em Fotografia do Senac Lapa Scipião.

Os temas de cada estação

Representações Visuais – estação da Luz

Nessa exposição, as fotos ilustram a visão dos alunos sobre memória afetiva, ritos de passagem, daltonismo, etc. O objetivo é mostrar a capacidade que a imagem pode ter de preservar sentimentos individuais, além de ampliar as possibilidades de comunicação e carregar simbologias de momentos coletivos que perpetuam durante o decorrer da vida.

Imposições ao Feminino – estação Cidade Universitária

O projeto pretende discutir o tipo de comércio feito com a cultura de massa. Além de propor o olhar crítico sob a sociedade contemporânea, apresenta fragmentos que dialogam sobre exigências às mulheres, seja nos padrões estéticos, sociais e culturais, e que podem gerar problemas à saúde física e mental.

Cotidiano – estação Pinheiros

A ação dos alunos retrata três pontos encontrados na sociedade: a gravidez na adolescência, culturas diferentes e a luta cotidiana das mulheres por uma sociedade mais igualitária.

Serviço:

Representações Visuais, Cotidiano e Imposições ao Feminino

Data: 5/3 até 6/4

Local: estações Luz, Pinheiros e Cidade Universitária