Exposições 1 semana atrás | Redação

Edith Derdyk apresenta exposição Protolivro na Casa de Cultura do Parque

Mostra reflete sobre o imaginário que cerca as origens do livro

por Revista FHOX

A artista paulistana Edith Derdyk leva para a Casa da Cultura do Parque, a partir do dia 3 de agosto, sua mostra Protolivro. Nela, encontramos a discussão sobre a era na qual vivemos, repleta de crises de discursos, na qual o excesso de informações promove desinformação e desordem, o saber passa por um momento de fragilidade. Os livros, por sua vez, detêm registros importantes da história da humanidade e abrem portas tanto para o passado quanto para o futuro.

O neologismo que dá título à exposição evoca a ideia de primeiro, de matriz, do livro que é anterior aos demais. E é este o ponto de partida para os estudos de Derdyk em torno do imaginário que cerca as origens do livro, manuscrito ou impresso, em seu percurso no tempo. “O livro é parte fundante da construção do conhecimento, tanto do imaginário quanto das vontades de futuro. Somos seres de linguagem e remontar as nossas origens, além de ser um fundamento poético, traduz um ato político”, explica a artista.

Edith Derdyk

A mostra, que tem texto de apresentação do artista Fabio Morais, ocupa as duas salas do espaço expositivo da Casa de Cultura do Parque. É um convite de Derdyk a uma experiência imersiva, cuja ideia é oferecer ao visitante a possibilidade de adentrar nas páginas de um grande livro aberto.

“Quando alguém concebe uma obra imaterial cuja materialização é livro – um texto, por exemplo – esse processo funde-se à cadeia de produção […]. Ao desmontar livros e arranjar seus fragmentos em mecanismos sem funcionamento livresco, Edith aciona um funcionamento fabulatório e visual, subvertendo com singularidade a padronizada cadeia de produção gráfica”, comenta Morais.

Serviço:

  • Protolivro, individual de Edith Derdyk
  • Abertura: 03 de agosto às 11h
  • Visitação: de 03 de agosto a 13 de outubro – Horário: quarta a sexta, das 11h às 19h, sábados e domingos das 10h às 18h
  • Conversa com Edith Derdyk e Fabio Morais – Data: 14 de agosto às 19h
  • Local: Casa de Cultura do Parque – Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros