Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Diálogos entre fotografia e literatura é o foco da mostra do Ateliê Fotô na DOC Galeria

Realizada pelo Ateliê Fotô e em parceria com a DOC Galeria, a mostra coletiva “Quimeras, apólogos e algumas fábulas” fica em cartaz entre 17 de maio e 24 de junho. A exposição apresenta interações póeticas entre a fotografia e a literatura e conta com oito artistas, todos integrantes do Programa de Estudos Avançados em Fotografia do Ateliê Fotô.

[media-credit name=”Helô Mello” align=”aligncenter” width=”800″]Helo_Mello---Arqueologia_5[/media-credit]

O projeto surgiu a partir de uma provocação feita pelos coordenadores do curso Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, que assinam juntos a curadoria da mostra e sugeriram um escritor para cada integrante do grupo, levando em conta aproximações poéticas, questões conceituais ou filosóficas, etc, buscando dialogar as afinidade e distanciamentos nas imagens recriadas no encontro com a literatura. O resulta, você pode conferir nas paredes da galeria.

[media-credit name=”Juvenal Antunes” align=”aligncenter” width=”800″]50x50_juvenal_antunes[/media-credit]

Os pares, entre artistas e escritores, foram: Ana Almeida – Eugène Ionesco; Elaine Pessoa – Marcel Proust; Helô Mello – Jorge Luis Borges; Juvenal Antunes – Fiódor Dostoiévski; Marcelo Costa – João Cabral de Melo Neto; Marilde Stropp – Franz Kafka; Sheila Oliveira – Clarice Lispector e Sonia Dias – Hans Christian Andersen.

[media-credit name=”Elaine Pessoa” align=”aligncenter” width=”800″]Elaine_Pessoa_Paisagens_sonho_17[/media-credit]

O exercício visou mais do que almejar uma simples aproximação entre autores, mas fazer com que cada artista do grupo de estudos fosse levado a ver-se espelhado pela visão de um outro autor. Se no outro é possível encontrarmos nós mesmos, ficou claro, nessa relação dialógica, que em cada um de nós habita o mundo inteiro.

[media-credit name=”Ana Almeida” align=”aligncenter” width=”800″]Rinoceronte--Ana-Almeida[/media-credit]

A DOC Galeria está localizada na Rua Aspicuelta, 145, Vila Madalena, SP/SP – f: (11) 2592-7922. A exposição acontece de terça a sexta, das 14h às 19h e aos sábados, das 12h às 17h.