Exposições 5 meses atrás | Redação

Araquém Alcântara apresenta “Ibitipoca – Minas que Transformam”

Com 54 livros publicados e 32 prêmios nacionais, entre os quais Jabuti, com o livro 'Amazônia', conquistado em 2006, o fotógrafo é um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil

por Revista FHOX

A Galeria Flávio de Carvalho, na FUNARTE, recebe a exposição “Ibitipoca – Minas que Transformam”, do fotógrafo Araquém Alcântara, de 01 de fevereiro a 01 de março de 2020, com entrada gratuita.

Com a curadoria assinada por Sérgio Bara, que dividiu 36 fotos, cor e PB, em três segmentos, ‘Pessoas, Fauna e Flora’, é uma exibição de pesquisa, que busca revelar o charmoso vilarejo de Ibitipoca, MG, além do seu Parque Estadual, sob um perspectiva do cotidiano. 

Araquém Alcântara

“Cada imagem é uma forma de poesia e expressão para trazer aos visitantes experiências de momentos únicos, como uma colheita de arroz e como asas abertas de um suiriri-de-garganta-branca, como um prato ou presente de estar vivendo ali”, comenta o curador da exposição de Araquém Alcântara.

Araquém Alcântara

Com 54 livros publicados e 32 prêmios nacionais, entre os quais Jabuti, com o livro ‘Amazônia’, conquistado em 2006, o fotógrafo Araquém Alcântara, 68 anos, é um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. 

Leia também: Irmãs albinas fazem ensaio fotográfico e viralizam

Araquém Alcântara

Desde 1970, Araquém Alcântara se dedica integralmente à conservação e proteção da natureza brasileira. Foi o primeiro profissional a documentar todos os parques nacionais do Brasil e produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society, sobre “Bichos do Brasil”. Também foi o primeiro fotógrafo a realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país, que foi finalizado após 22 anos de incessantes expedições pelo Brasil. 

Conheça mais sobre o trabalho do fotógrafo em seu site.

Não deixe de visitar a exposição de Araquém Alcântara
Serviço: Ibitipoca – Minas que transformam
Galeria Flávio de Carvalho – FUNARTE
Abertura – 01/02 às 14h30 / Visita guiada pelo curador Sérgio Bara às 15h
Visitação – até 01/03 de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 14h às 21h
A entrada gratuita, confira!