Exposições 1 semana atrás | Jucelene Oliveira

500 anos de Leonardo da Vinci no MIS Experience em São Paulo

Experiência imersiva possibilitará ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci em exposição inédita no país.

por Revista FHOX

Aberto ao público desde o dia 02 de novembro (quando foi inaugurado), o MIS Experience traz a exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio. Localizado na Rua Vladimir Herzog, 75, no bairro da Água Branca, em São Paulo, o o espaço foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a TV Cultura.

A exposição propõe uma experiência imersiva, que possibilitará ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci por meio de uma exclusiva galeria com projeções, capaz de promover uma experiência interativa inédita no país.

Trazer o espectador para dentro de obras de artistas renomados é uma das características das mostras imersivas, a exemplo do Atelier des Lumières, em Paris, que já exibiu neste formato mostras de nomes como Gustav Klimt, Egon Schiele e Van Gogh. Com a abertura da nova unidade do MIS, São Paulo também entra com pompa nas exposições imersivas.

A mostra, considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci, apresenta 18 áreas temáticas que conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano. Os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas com um conteúdo multimídia e narrativa em áudio, o que permitirá ao público uma vivência divertida, educativa e esclarecedora a pessoas de todas as idades e interesses, sejam elas amantes da arte ou da história (ou de ambos).

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta.

Criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, em Roma, e contando com a colaboração de diversos especialistas e historiadores da Itália e da França, a exposição é criada pela Grande Exhibitions, empresa sediada em Melbourne, na Austrália, com escritórios no Reino Unido e nos EUA.

Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio traz ainda os Segredos de Mona Lisa – uma análise da pintura mais famosa do mundo, realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.

A exposição é patrocinada pelo Bradesco, Cielo, Fiat, Pirelli, Sabesp e Vale.

Da VinciÁrea imersiva, mural de Kobra e segredos da ‘Mona Lisa’ são destaques do novo espaço.

MIS Experience

O novo centro cultural tem mais de 2.000 m², dividido em três partes, tem capacidade para receber cerca de mil pessoas por hora e está localizado na antiga marcenaria da TV Cultura. Todo o projeto foi orçado em R$ 8,5 milhões, custeados pela iniciativa privada. Na primeira parte, é possível ver réplicas de diários e máquinas desenhadas pelo artista. Em seguida, 37 telões com até nove metros de altura projetam, em alta definição, obras de Da Vinci. Essa ala imersiva ocupa 800 m² e, de acordo com a organização, permite ao público enxergar até detalhes de pinceladas.

Por fim, uma área desvenda os mistérios da “Mona Lisa”, uma das pinturas mais famosas do mundo.

AGENDAMENTO EDUCATIVO
O Núcleo Educativo do MIS Experience oferecerá visitas guiadas à exposição. Clique aqui para preencher a solicitação de agendamento.
Importante: O preenchimento do formulário de agendamento não garante a reserva do horário.
Todas as solicitações serão respondidas por e-mail após o preenchimento e a visita só estará agendada após a confirmação feita pelo Núcleo Educativo. Para saber mais, acesse aqui.