Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Exposição sobre “Primeira Olimpíada Moderna” chega a SP

Em comemoração à Olimpíada que acontece pela primeira vez no Brasil, o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) apresentam a exposição fotográfica “Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna” no mezanino do MAB-FAAP de 17 de junho a 2 de julho.

Após exibição no MAB-FAAP a mostra segue para algumas estações do Metrô de São Paulo, entre elas as estações da Sé, Paraíso e República. A exposição também passa pelo Shopping Iguatemi e Conjunto Nacional.

Além de apreciar a beleza das fotografias documentais do século XIX, um dos objetivos da mostra é atingir o maior número de pessoas e apresentar a história da primeira Olimpíada da Era Moderna.

olimpiadas-grecia-1

Pela primeira vez no Brasil, a exposição apresenta um raro acervo composto por 69 reproduções, das quais 54 são de fotografias das competições, premiações e comemorações e 15 são de ilustrações, notícias de jornal e tíquetes de entrada dos jogos. Além deste material, a mostra é composta por textos que contextualizam a primeira Olimpíada Moderna.

A exposição deste acervo – que pertence à Coleção do Museu Benaki, de Atenas, ao Centro Cultural Grego de Londres e aos arquivos da família Lampakis – foi inicialmente apresentada em Londres, em 2012, onde foram realizados os últimos Jogos Olímpicos.

olimpiadas-grecia-2