Exposições 3 anos atrás | Diogo Amorim

Exposição resgata fotopinturas tradicionais feitas entre 1950 e 1990

As imagens fazem parte da coleção do pesquisador e sociólogo alemão Titus Riedl, que mora no Crato (CE)

por Revista FHOX

A Terra Virgem Edições abre a exposição “Estes Outros” – Fotopinturas da Coleção Titus Riedl e lança livro homônimo inaugurando o espaço para mostras e discussões sobre fotografia em sua própria sede, em Pinheiros, São Paulo, até 25 de maio de 2016, de terça à sexta das 11h às 17h e com entrada grátis.

fotopintura-estesoutros-1
Capa de “Estes Outros” – Fotopinturas da Coleção Titus Riedl

Vivemos em uma época ambígua: se por um lado passamos por uma veemente aceleração de tecnologias, por outro, valorizamos tudo que é antigo, único e que tem história. Este pensamento de Titus Riedl, pesquisador e sociólogo alemão, que vive no Crato (CE) desde 1994, resume o interesse crescente pela fotopintura – seu objeto de estudo e de coleção –, técnica popular, praticamente extinta após a massificação da fotografia digital, dos smartphones e dos softwares para retoques e tratamento de imagens.

fotopintura-estesoutros-5
Além das marcas do tempo ou de estragos comuns, os clientes também recorriam a estes artistas populares para reagrupar os retratados, tirar ou acrescentar pessoas. Créditos: divulgação

Para o pesquisador, “a fotopintura é um meio de expressão artística que quase todo mundo conhece e simpatiza, porque esteve presente nos lares da população, tanto da elite, quanto da faixa mais carente. Mas é pouco estudada e pouco mostrada ao público. Representa, de forma curiosa, a manipulação da imagem; é quase um vintage do Photoshop”, define Titus. “Fico feliz com esta publicação da Terra Virgem, uma homenagem a esta expressão tão colorida e brasileira, uma boa oportunidade para o público conhecer e apreciar este universo pictórico”, completa.

“ Estes Outros”

O livro, que reúne 58 fotopinturas selecionadas entre as 5 mil que compõem o acervo de Titus, é o sexto volume da Coleção Fotógrafos Viajantes, com cuidadosa edição em formato compacto e capa dura. Para o editor Roberto Linsker, que se debruçou nos arquivos de Titus para selecionar as imagens do livro, “trata-se de uma obra singela e singular. São somente retratos, todos de brasileiros desconhecidos. Há uma encantadora poesia nesse anonimato, nas cores imaginadas pelos fotopintores e nos adereços por eles adicionados”. Linsker conta que trouxe do Crato cerca de 100 imagens e a edição final “foi subjetiva, sem buscar um sentido catalográfico, baseada na cor e principalmente na vontade de desvendar a história por trás de cada retrato”.

fotopintura-estesoutros-3
Titus conseguiu as imagens diretamente com os pintores, já que boa parte costumava ser literalmente jogar fora quando realizada a cópia. Créditos: divulgação

Serviço

O que
Exposição "Estes Outros"
Quanto
Grátis
Onde

Terra Virgem Edições
Rua Galeno de Almeida, 179 – Pinheiros – São Paulo | Tel: 11 3081 9932

Quando

De terça à sexta, das 11h às 17h
Até 25 de maio de 2016

 

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.