Exposições 4 semanas atrás | Redação

Exposição em São Paulo traz trabalhos apenas de fotógrafos negros

Com a curadoria do coletivo Afrotometria, a mostra é a primeira exposição fotográfica coletiva formada integralmente por fotógrafos negros

por Revista FHOX

Quantos fotógrafos negros você conhece? Quantos deles são mulheres? Onde estão os negros e negras na fotografia? Talvez, de imediato, você não saiba responder, pois historicamente homens negros e mulheres negras sofrem com a desvalorização de suas potências, inclusive na fotografia.

Tanto é que, as primeiras imagens de negros no mundo traziam homens e mulheres africanas na condição de produtos de venda para escravização. Desde então, imagens de marginalização, hiper sexualização, demonização entre outras violências simbólicas ilustraram e criaram imaginários sobre negros e negras.

fotógrafos negros No meio de tantas questões, também surge uma dúvida: quando se valorizou as criações negras, produzidas a partir de olhares negros? O quão poderoso é ver o povo negro recontar e reconstruir sua história a partir da fotografia?

Algumas dessas respostas é que vão dar propósito à exposição FOTOPRETA, que tem a inauguração marcada para o dia 26 de outubro, às 19h, na Casa Elefante, São Paulo. A entrada é gratuita!

Com a curadoria do coletivo Afrotometria, a mostra é a primeira exposição fotográfica coletiva formada integralmente por fotógrafos negros. Totalmente independente, reúne trabalhos de diferentes gerações da fotografia paulista, celebrando os novos artistas e homenageando antigos.

Leia também: Participe do Cabine Photoshow, o primeiro evento voltado para o mercado de cabines fotográficas em São Paulo

Entre os fotógrafos que participam da coletiva estão: Bruno Nascimento, Bruno Pompeu, Daisy Serena, Douglas Kuman, Felipe C. Souza, Fernando Solidade, F, Georgia Niara, Glauber Rafael, Ina Hds, India, Isabela Alves, Jessýca Alves, João Maia, Julio Cesar, Kahmi, Mariana Ser, Monica Cardim, Nego Júnior, Osmar Moura, Ras Sidimar, Renata Santos, Richner Allan, Roger Cipó, Rogério Pixote, Silvio Martins, Sérgio Fernandes, Tiago Santana e Wagner Celestino

Serviço: Exposição FOTOPRETA
Data: 26 de outubro – 19h
*A exposição permanece no espaço até o dia 8 de novembro
Local: Casa Elefante
Endereço: Rua Cesário Mota Junior, 277 Sobreloja Vila Buarque – São Paulo