Exposições 4 anos atrás | Diogo Amorim

Exposição de fotografias bordadas destaca mulheres negras da cidade de Salto

Pola Fernandez faz parceria com o Grupo de Mulheres Negras Nyotas e inova nas técnicas de fotografia

por Revista FHOX

Fotografia-bordada

São 20 fotografias impressas em tecido e bordadas com fios e adereços, em um painel artístico. Os temas são diversos, o mais retratado é um navio negreiro, em que foram fixados trechos bordados da poesia “O Navio Negreiro” de Castro Alves.

A exposição Fios do Passado acontece no Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI), da Usp, e é resultado de uma experiência estética e histórica idealizada, testada e aplicada pela fotógrafa Pola Fernandez, em parceria com o Grupo de Mulheres Negras Nyotas.

Junto com a exposição de mesmo nome, será exibido o documentário Fios do Passado, dirigido por Lilian Solá Santiago e aborda aspectos da história e da subjetividade das mulheres negras.

A mostra apresenta telas realizadas com técnica mista de fotografia, bordado e colagem. Primeiro, as integrantes do Nyotas foram fotografadas por Pola. A partir da impressão em tecido, elas participaram de oficinas de bordado com a fotografa e artista, compartilhando memórias, conhecimentos e afetos. Todo o processo foi registrado em audiovisual e com esse material foi produzido o documentário  Fios do Passado.

Para você que se interessou, a exposição ficará disponível ao público até o dia 14 de janeiro.