Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Exposição Correspondências traz para Santos a Provence francesa

[media-credit name=”Pierre Devin” align=”alignleft” width=”716″]correspondencias1[/media-credit]

A partir do dia 08 de dezembro, o Armazém Cultural 11 comemora seu primeiro aniversário com a inauguração da mostra Correspondências, em que esta região bucólica será retratada por meio das fotos dos brasileiros Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco e do francês Pierre Devin.

A mostra conta com aproximadamente 56 imagens em preto e branco e é resultado da participação dos fotógrafos brasileiros na Missão Lance Ventoux (MLV), projeto criado por Devin e por Fabiana Figueiredo, fotógrafa também brasileira radicada na França desde 2001.

Em Correspondências, o trabalho desenvolvido por Flávia, Helena e Greco entre 2014 e 2016 se unem a imagens do próprio Devin, que destaca como inspirações seu amor pela literatura e pelo trabalho do escritor francês Jean Giono. “A dimensão modesta das cópias estimula a observação a uma distância equivalente àquela do leitor ao livro, uma proximidade indispensável à percepção da matéria fotográfica em toda sua profundidade”, explica.

De forma geral, os registros transparecem experiências de cada um dos artistas naquela região.  Exposta anteriormente no Espaço Expositivo 321 Jacarandá, em São Paulo, a mostra ficará no Armazém Cultural 11 até 31 de março de 2017 e tem curadoria de Rosely Nakagawa.

[media-credit name=”Marcelo Greco” align=”alignleft” width=”716″]correspondencias2jpg[/media-credit]

Workshops

Com o intuito de criar uma ponte entre o público e artistas de Correspondências, o Armazém Cultural 11 realizará workshops ministrados por Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco, além de uma atividade com a fotógrafa convidada Vanessa Rodrigues, que atua como repórter fotográfica no Jornal A Tribuna e, em paralelo, desenvolve um trabalho de registro de mulheres que vivem em cortiços, na região do Paquetá, chamado Treze Marias. O primeiro deles acontece no dia 09 de dezembro e contará com a presença dos fotógrafos Marcelo Greco e Helena Rios, além da curadora do espaço Rosely Nakagawa.