Agenda 1 mês atrás | Thalita Monte Santo

Everyday Brasil e Everyday Golshahr ganham projeção de fotos em São Paulo

O objetivo da intervenção, além da retribuir um convite dos afegãos aos brasileiros em 2017, é promover o acesso à fotografia

por Revista FHOX

No dia 31 de outubro, última quarta-feira do mês, a cidade de São Paulo recebe uma projeção de fotos com imagens dos fotógrafos do Everyday Brasil e do Everyday Golshahr (Irã), na passagem subterrânea da Consolação com a Av. Paulista, das 17h às 20h.

O objetivo da intervenção, além da retribuir um convite dos afegãos aos brasileiros em 2017, é promover o acesso à fotografia e divulgar as imagens para um grande número de pessoas que circulam pelo local.

Ano passado, o Everyday Golshahr realizou uma exposição com imagens dos fotógrafos brasileiros e, por isso, agora o Everyday Brasil irá retribuir a parceria. Hoje, Golshahr é maior comunidade de refugiados afegãos no Irã, e entre eles estão diversos fotógrafos e fotógrafas.

Everyday
Foto: Sajjad Erfani

“A ideia de fazer na passagem subterrânea da Consolação com a Av. Paulista, entre as 17h e 20h, e pegar o público que está pela rua nesse horário, saindo do trabalho e indo pra faculdade, reforçando essa ideia da fotografia na rua, para todos, pra quem estiver passando”, explica Ivana Debértolis, coordenadora da versão brasileira do projeto.

O Everyday Brasil faz parte do Everyday Projects, uma iniciativa de fotografia documental que tem como objetivo mostrar o cotidiano de diversas localidades por meio de boas imagens e histórias. O projeto  nasceu em 2012, na África (Everyday Africa), quando dois fotógrafos americanos foram morar e trabalhar no Quênia. A intenção era desconstruir clichês que geralmente são atribuídos ao continente.

Atualmente, conta com inúmeros perfis similares no Instagram, que foram criados por fotógrafos ao redor do planeta. Com imagens inspiradoras, no Brasil o projeto é administrado pela fotógrafa Ivana Debértolis e tem em torno de 21 mil seguidores em sua página oficial no Instagram. Além de contar com um time fixo de fotógrafos e fotógrafas colaboradores de todas as regiões.

Ivana também conta que pretende fazer uma exibição por mês neste formato, e em novembro entre as imagens projetadas estarão as do Everyday Paquistão. “Eles farão o mesmo lá, na cidade de Karachi, irão exibir fotos do nosso projeto ao lado do deles”, explica.

Everyday
Foto: Alcione Ferreira

Serviço: Everyday Brasil convida Everyday Golshahr (Irã)
Data: 31 de outubro, das 17h às 20h
Local: Passagem Literária da Consolação, Av. Paulista.