Eventos 2 anos atrás | Redação

Vem aí Nova Fotografia 2018

Temporada no MIS abre com a exposição "Amazônia lado B", de Fernanda Frazão

por Revista FHOX
Fotos: Fernanda Frazão

Em março, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura a primeira mostra do programa Nova Fotografia 2018, que selecionou seis trabalhos inéditos para exposição ao longo do ano. Para abrir o calendário do projeto, o museu apresenta “Amazônia lado B”, da fotógrafa Fernanda Frazão. Com entrada gratuita, a mostra abre no dia 1º de março, às 19h, e segue em cartaz até o dia 15 de abril, no Espaço Nicho do Museu.

Trabalhando com fotografia de viagens nos últimos anos, Fernanda experimentou o turismo em suas múltiplas dimensões. “Um dos aspectos que me fascina é sua democratização, e no Brasil o acesso ao turismo cresceu consideravelmente”, diz Fernanda. O turismo é uma via de mão dupla que pode nos levar além dos cartões postais: quando observamos de fora, é fácil identificar os impactos enormes causados pelos turistas nas comunidades que visitam. No entanto, quando somos os visitantes, somos tomados por uma vontade de felicidade pueril. Viajar a turismo é uma celebração e os turistas vibram em uma frequência de prazer e alegria. O ensaio Amazônia lado B é o retrato desse sentimento pueril e efêmero durante uma jornada em um cruzeiro all inclusive ao longo do Rio Negro, na Floresta Amazônica Brasileira.

A série “Amazônia lado B” foi realizada em 2016 e é composta por 22 fotos.

 

Sobre a fotógrafa

Fernanda Frazão (1986) nasceu em São José do Rio Preto (SP) e estudou Comunicação Audiovisual na UNESP e na UDC, na Espanha. Utiliza-se de diferentes mídias como plataformas de pesquisa criativa para discutir o comportamento humano, transitando entre as narrativas documentais e ficção, principalmente no campo da fotografia e do vídeo. É colaboradora freelancer de revistas, jornais, agências e produtoras. Seu primeiro documentário, “Chega de Fiu Fiu”, sobre assédio sexual contra mulheres nos espaços públicos no Brasil, será lançado em abril de 2018.

 

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

 Serviço

NOVA FOTOGRAFIA | “Amazônia lado B”de Fernanda Frazão

ABERTURA 1º de março às 19h

DATA 2 de março a 15 de abril

HORÁRIO terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 19h

LOCAL Nicho

INGRESSO Gratuito

CLASSIFICAÇÃO Livre