Eventos 6 dias atrás | Redação

Paraty em Foco 2019: migrações são destaque da 15ª edição do festival

Inscrições de trabalhos para o festival, que acontece em setembro, já estão abertas

por Revista FHOX

O Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco – PEF 2019 comemora sua 15ª edição, de 18 a 22 de setembro, trazendo como tema imigrantes e fluxos migratórios no nosso Brasil. O festival irá focar nessa população nômade que mistura culturas, ideias e imagens e que faz artistas migrarem de um suporte a outro. O próprio PEF é fruto da iniciativa de um imigrante, o italiano Giancarlo Mecarelli, que é Diretor Geral do evento e mora em Paraty desde 2005.

O Paraty em Foco 2019 homenageia a fotógrafa Claudia Andujar. Nascida na Suíça, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui foi atraída pela vida e causa dos povos indígenas e seu lento extermínio pela paulatina migração do homem branco e o avanço do desmatamento. Outra presença confirmada é de Orlando Azevedo, açoriano de nascença, brasileiro por escolha. Vivendo em Curitiba, ele traduz em suas fotos o Brasil, território múltiplo e mestiço, formado por todos os tons de pele.

14º Paraty em Foco – Foto: Nereu Jr / PEF #ParatyEmFoco2018 #pef2018

CONVOCATÓRIA AMPLIADA

Este ano a Convocatória Portfólio em Foco se consolida como uma plataforma internacional permanente para dar visibilidade a tendências, autores e trabalhos emergentes. E passa a ter inscrições abertas em um período de tempo mais longo: de 1 de fevereiro a 31 de julho. São aceitos trabalhos nas categorias Ensaio, com um conjunto coeso de 6 a 10 imagens, e Foto Única, para a qual pode-se enviar até 4 imagens por inscrição, que serão analisadas isoladamente. Conforme os trabalhos são recebidos e pré-selecionados, vão sendo publicados no site e no blog do evento. Quanto mais cedo o trabalho for enviado, mais tempo ficará publicado caso seja pré-selecionado. Além disso, todos os pré-selecionados serão publicados no Facebook do PEF.

As inscrições custam R$ 100 mas quem enviar seu trabalho com antecedência, até o dia 31 de maio, recebe um desconto de 10%. O prazo para inscrição na Convocatória PEF2019 não será prorrogado. Os 10 finalistas nas duas categorias e também os trabalhos indicados pelo júri como menção honrosa farão parte da exposição Ganhadores da Convocatória Portfólio em Foco, montada em área externa no Centro Histórico da cidade, com ampliações em grandes dimensões.

Os três primeiros colocados nas categorias Ensaio e Foto Única terão todas as despesas de estadia e alimentação pagas durante o evento e ganharão uma vaga em Workshop à sua escolha, além de participar da série de Encontros e Entrevistas. Regulamento e inscrições pelo site www.pefparatyemfoco.com.br.

paraty
Convocatória Foto Guido Nietmann

SELFIE EM FOCO

A campanha Selfie em Foco, que começou ano passado de forma despretensiosa, publicando no site os autorretratos dos amigos do festival, agora ganha os holofotes de uma atração do Paraty em Foco: as melhores fotos vão ocupar os muros do pátio da Casa da Cultura de Paraty.

A campanha é uma das formas de financiamento do festival que instituiu uma taxa da inscrição de R$50, que permite o envio de até três autorretratos. A curadoria do evento vai pré-selecionar e publicar os trabalhos recebidos em fluxo contínuo, conforme receber as inscrições. O prazo vai até 31 de julho. O regulamento e todas as novidades estão no site oficial do evento.