Eventos 1 mês atrás | Redação

Fotógrafo vencedor do Pulitzer 2019 fará palestra gratuita em Florianópolis

O fotógrafo Ueslei Marcelino realiza palestra em Florianópolis no dia 31 de janeiro e workshop em 1º de fevereiro.

por Revista FHOX

O fotógrafo Ueslei Marcelino realiza palestra em Florianópolis, na Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, no dia 31 de janeiro, a partir das 19h30. Ueslei recebeu um dos maiores reconhecimentos da área ao ganhar o Prêmio Pulitzer 2019.

Desde 2011 atua como fotojornalista da agência Reuters e ganhou o prêmio de Fotógrafo do Ano na agência em 2018. Em 2019, juntamente com outros 10 membros da Reuters ganhou o Prêmio Pulitzer, pela cobertura da caravana de migrantes da América Central que, em outubro de 2018, partiu de Honduras, atravessando a Guatemala e o México até chegar na fronteira com os Estados Unidos. Ainda em dezembro de 2019 foi incluído na lista TOP 100 da Revista Time.

Leia também: Repórteres da Reuters presos há 490 dias em mianmar vencem Pulitzer

Ueslei é filho do fotojornalista Antônio Marcelino e cresceu circulando pelo ambiente das redações. O primeiro emprego dele foi como laboratorista da sucursal da Folha de São Paulo em Brasília, cidade onde nasceu e vive até hoje. Um fato curioso é que Ueslei nasceu no dia 2 de setembro de 1979, mesmo dia que é comemorado o dia do repórter fotográfico.

Workshop de Fotojornalismo na Prática

Já no sábado, dia 1º de fevereiro o fotógrafo irá ministrar o Workshop de Fotojornalismo na Prática. O encontro será das 10h às 18h, com intervalo para almoço. Podem participar fotógrafos documentais, fotojornalistas, estudantes de fotografia e apaixonados por fotografia.

Ueslei Marcelino, premiado como Fotógrafo do Ano na agência Reuters em 2018 e um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer 2019, vai apresentar na primeira parte do workshop sua forma de trabalhar, contando como realizou as principais pautas e coberturas.

Como é o trabalho em uma grande agência de notícias como a Reuters? Como preparar seu portfólio tendo em vista esse tipo de aplicação? Como cobrir e propor pautas?

Na segunda parte, o fotógrafo fará uma imersão do que é o fotojornalismo na prática e irá analisar dois dos seus grandes trabalhos a partir de suas vivências, apresentando imagens e relatos do trabalho de campo e de como se dá a dinâmica da captura da imagem ao seu processamento.

No encontro Ueslei também irá analisar o portfólio dos participantes e orientar em possíveis desdobramentos. As inscrições limitadas em 15 vagas podem ser feitas pelo email contato@cameracriativa.com.br.

O investimento para participar do workshop é de R$ 380. Quem se inscrever até o dia 10 de janeiro consegue um desconto especial.

Sobre a Câmera Criativa

A Escola Câmera Criativa é hoje um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da fotografia em uma das ruas mais emblemáticas do Centro da capital catarinense, a Rua Felipe Schmidt. A Escola é um espaço de construção da prática e do saber fotográfico, onde são realizados oficinas e cursos voltados para alunos iniciantes e avançados, aqueles que procuram se profissionalizar e também fotógrafos profissionais que buscam se aperfeiçoar.

Palestras, encontros, exposições, viagens, e outros eventos voltados ao pensamento da fotografia acontecem na escola. Conheça mais acessando o site da Câmera Criativa.

Serviço:
XXII Encontro com o Autor – participação do fotógrafo Ueslei Marcelino
Data: 31 de janeiro – sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte – Rua Felipe Schmidt 321, sala 703, Ed. Carlos Meyer, Centro, Florianópolis/SC
Para participar é preciso se inscrever no email contato@cameracriativa.com.br – são 60 vagas
Informações e dúvidas pelos (48) 99678 2525, (48) 99101 6333 ou no email contato@cameracriativa.com.br

Fonte: NSC Total