Eventos 1 mês atrás | Thalita Monte Santo

MOVE CINE ARTE 2019 e Família Cravos na programação cultural paulistana

A entrada é franca em todas as sessões e está sujeita à lotação das salas

por Revista FHOX

O MOVE CINE ARTE é um festival internacional de cinema de origem brasileira, dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte, que abre espaço para discussões e aproxima o público das demais formas de expressões artísticas.

O evento propõe uma janela única para filmes que retratam processos de criação, biografias de artistas ou obras de outras linguagens, que se interligam com o cinema como arquitetura, pintura, escultura, teatro, fotografia, dança, poesia, literatura, música, design, moda, performance, videoarte e outras.

A curadoria do festival é realizada por Andre Fratti Costa (Olhar Periférico Filmes, Brasil) e Steve Bisson (FilmEssay, Itália), que este ano selecionou 19 filmes de 14 países. 

Um júri internacional concederá os prêmios e os filmes agraciados serão exibidos em outubro em Veneza no Palazzo Mora do European Cultural Centre, em meio a efervescência da Bienal de Veneza, a Biennale Arte 2019 que acontece na cidade italiana.

Todos os filmes selecionados entre curtas, médias e longas metragens, serão exibidos em setembro em São Paulo. A abertura ao público, com exibição do longa Cravos, de Marco Del Fiol que aborda 3 gerações de artistas da família do fotógrafo Mario Cravo Neto será realizada no auditório principal do MIS dia 17/09 às 19h. Em seguida, acontece um bate-papo entre os curadores Andre Fratti Costa, Steve Bisson e o diretor Marco Del Fiol.

Cravos de Marco Del Fiol

A cena cultural paulistana simultaneamente também apresenta a obra de outro membro da família Cravo. O fotógrafo Christian Cravo inaugura “Mariana”, exposição homônima ao livro de Christian, com curadoria de Adriana Cravo, que será inaugurada no dia 18/09 às 19h no Instituto Tomie Ohtake com 26 fotografias impressas em fine art. 

Elas retratam as memórias humanas da maior tragédia ambiental do país: o rompimento da barragem de Fundão, que vitimou fatalmente 19 pessoas e desabrigou centenas de famílias em Mariana – Minas Gerais, em 2015. 

Cravos de Marco Del Fiol

As exibições em São Paulo acontecerão entre os dias 17 e 25 de setembro no MIS-SP (Museu de Imagem e do Som), na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), no Espaço Marieta, no IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, SENAC Lapa e Sala Tatuí (Lote 42). Em seguida, nos dias 26 e 27/09 o festival será exibido em Laguna, Santa Catarina. 

A fase internacional acontecerá em Veneza dias 18 e 19/10 e segue para Paris em novembro. A entrada é franca em todas as sessões e está sujeita à lotação das salas. 

Serviço:  Festival MOVE CINE ARTE 2019 

Quando: de 17 à 25 de setembro

Onde/ São Paulo (salas de exibição):  

MIS SP – Museu da Imagem e do Som de SP > Av. Europa, 158, Jd. Europa

FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado> R. Alagoas, 903 – Higienópolis

Espaço Marieta > Rua Dona Maria Paula, 96 – apt 2 – Bela Vista  

IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil/SP >  R. Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque

Istituto Italiano di Cultura > Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis

SENAC Lapa > Rua Faustolo, 1347 – Vila Romana 

Sala Tatuí (Lote 42) > Rua Barão de Tatuí, 42 – Santa Cecília