Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Livro “EstéreoFluxos São Paulo” comemora os 463 anos da cidade

No dia 25 de janeiro, data que a cidade de São paulo comemora 463 anos, ocorre o lançamento do livro “EstéreoFluxos São Paulo”, publicação que integra o projeto Energia da Cidade. O livro conta com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, e busca captar a essência da metrópole e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional. Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.

[media-credit name=”Reprodução” align=”aligncenter” width=”800″]sp-estereofluxo-5[/media-credit]

O lançamento, aberto ao público, acontece quarta-feira, dia 25 de janeiro, entre 16 e 20 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK (Av. Presidente Juscelino Kubitschek 2041 – Vila Olímpia), com a presença dos autores.

Saiba mais:

A tridimensionalidade é alcançada por meio do princípio de que o olho esquerdo vê diferente do olho direito: o efeito tridimensional deriva justamente da diferença entre as duas imagens, que o cérebro processa como espaço tridimensional. Os autores escolheram um método chamado anáglifo para a composição das imagens estereoscópicas do livro. São muitos os métodos de captura e apresentação dessas imagens. O que muda é o modo de fazer essa apresentação corretamente.

[media-credit name=”Reprodução” align=”aligncenter” width=”800″]sp-estereofluxo-1[/media-credit]

As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.

[media-credit name=”Reprodução” align=”aligncenter” width=”800″]sp-estereofluxo-2[/media-credit]

Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem. Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

[media-credit name=”Reprodução” align=”aligncenter” width=”800″]sp-estereofluxo-3[/media-credit]

A equipe que produziu “EstéreoFluxos São Paulo” vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico. Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico.

[media-credit name=”Reprodução” align=”aligncenter” width=”800″]sp-estereofluxo-4[/media-credit]