Eventos 3 anos atrás | Redação

Livro “EstéreoFluxos São Paulo” comemora os 463 anos da cidade

O livro estéreofluxos São Paulo será lançado no aniversário da cidade, 25 de janeiro, na Livraria da Vila do Shopping JK, em São Paulo

por Revista FHOX

No dia 25 de janeiro, data que a cidade de São paulo comemora 463 anos, ocorre o lançamento do livro “EstéreoFluxos São Paulo”, publicação que integra o projeto Energia da Cidade. O livro conta com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, e busca captar a essência da metrópole e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional. Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.

sp-estereofluxo-5Reprodução

O lançamento, aberto ao público, acontece quarta-feira, dia 25 de janeiro, entre 16 e 20 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK (Av. Presidente Juscelino Kubitschek 2041 – Vila Olímpia), com a presença dos autores.

Saiba mais:

A tridimensionalidade é alcançada por meio do princípio de que o olho esquerdo vê diferente do olho direito: o efeito tridimensional deriva justamente da diferença entre as duas imagens, que o cérebro processa como espaço tridimensional. Os autores escolheram um método chamado anáglifo para a composição das imagens estereoscópicas do livro. São muitos os métodos de captura e apresentação dessas imagens. O que muda é o modo de fazer essa apresentação corretamente.

sp-estereofluxo-1Reprodução

As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.

sp-estereofluxo-2Reprodução

Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem. Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

sp-estereofluxo-3Reprodução

A equipe que produziu “EstéreoFluxos São Paulo” vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico. Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico.

sp-estereofluxo-4Reprodução