Eventos 2 meses atrás | Redação

Festival Amparo em Foco chega à sua 4°edição

O evento acontece entre os dias 4 e 14 de abril, no centro histórico da cidade e conta com mais de 30 atividades ao longo dos dez dias

por Revista FHOX

Pelo quarto ano consecutivo a cidade de Amparo, localizada no Circuito das Águas Paulista, recebe o Festival Amparo em Foco, um encontro de fotografia que cresce a cada ano e tem conquistado força e prestígio no interior do Estado de São Paulo.

O Festival Amparo em Foco acontece entre os dias 4 e 14 de abril, no centro histórico da cidade e conta com mais de 30 atividades ao longo dos dez dias de festival. Bem como exposições, palestras, oficinas, saídas fotográficas, exibições de filmes e rodas de conversa sobre cinema.

Festival Amparo em Foco
Foto: Reginaldo Leme

Feira Gastronômica no Festival Amparo em Foco

Em seu primeiro final de semana, o Festival Amparo em Foco traz também a Feira Gastronômica, evento tradicional da cidade que reúne arte e gastronomia. Do mesmo modo em que apresenta a exposição de fotos do Varal Fotográfico e a Feira do Cavalete do coletivo paulistano VivaRua. Ambos no Jardim Público, no centro de Amparo.

Com uma extensa programação, os destaques deste ano ficam por conta da artista autodidata, já consagrada na fotografia Tina Gomes. Assim como do fotógrafo, colecionador e curador Marcos Varanda e do fotojornalista especializado em turismo Tales Azzi.

Assim, marcam presença o diretor de cinema Fábio Mendonça e o fotógrafo Beto Ambrosio. Da mesma forma, destaque também para as dez oficinas com os fotógrafos Carlos Rincon, Renan Nakano, Alex Gimenes, Lulu Ferreira, Ricardo Rojas e Marcelo Lima.

Festival Amparo em Foco
Foto: Reginaldo Leme

Dentre as exposições do Festival Amparo em Foco, destaque para:

  • “Photo Nature Brasil” e “Photo Nature Internacional”, da Associação Jauense de Ambiente e Cultura;
  • A exposição “Resistência Xirixana”, de J. Pavani, com imagens da tribo indígena do Alto Mucajaí, em Roraima;
  • A exposição “Luzes do Além”, da artista estreante Jaqueline Artes e as imagens “Mãos à Obra” de Raoni Frizzo.

O cinema também tem vez no Festival Amparo em Foco

O Festival Amparo em Foco traz em sua programação a 1º Mostra de Cinema Cléo de Verbenera. Uma homenagem à amparense Jacira Martins da Silveira. Ainda que apagada da memória coletiva brasileira, com o nome artístico “Cléo de Verbenera”, foi uma das mulheres mais importantes do cinema do nosso país. É dela o primeiro filme escrito, produzido, dirigido e atuado por uma mulher no Brasil, com o longa “O Mistério do Dominó Preto”, de 1930.

Além disso, a mostra traz rodas de conversas com Nelson Machado, membro da Academia Brasileira de Cinema. Além dos produtores culturais Felipe Filgueiras, Alexandre Cruz e Rafael Leopoldi. Da mesma forma, conta com a participação do diretor de cinema Fábio Mendonça. O evento promete agradar a todos, afinal, não há como ser apaixonado por fotografia e não querer participar.

 Leia também: Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo 

Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook | Instagram