Eventos 7 meses atrás | Flávio A. Priori

FestFoto 2019 começa essa semana em Porto Alegre

Décima segunda edição do festival traz exposições, debates, leituras de porfólios entre outras atividades

por Revista FHOX

Pela primeira vez, a Fundação Iberê Camargo dedica toda sua área expositiva à fotografia e recebe a 12ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – 27 de abril a 26 de maio de 2019. O evento reúne autores, especialistas e oferece ao público uma agenda de atividades e exposições gratuitas que tomará conta dos três andares da fundação no primeiro final de semana do evento. Os seminários e atividades presenciais ocorrem entre 27 de abril e 1º de maio, enquanto as exposições principais seguem até 26 de maio.

Com o tema Diásporas e uma programação totalmente dedicada à fotografia, o FestFoto abordará os deslocamentos provocados por crises políticas e ambientais, além de dar espaço para os dilemas identitários contemporâneos. O destaque da programação é a exposição coletiva de fotografias em grandes dimensões que reunirá obras de brasileiros e estrangeiros, selecionados a partir da visita e participação dos curadores em eventos internacionais.

FestFoto
Sueño sudamericano / Cristian Ochoa

Entre os destaques, teremos o projeto Humanae, da artista carioca radicada na Espanha, Angelica Dass. Paisagem Movediça, de Bruno Bernardi, fala sobre o deslocamento dos moradores do distrito de Bento Ribeiro, em Mariana (MG), provocado pelo rompimento da barragem da Samarco-Vale. Por fim, outro destaque é Patagônia em Conflito, projeto em andamento do argentino Pablo Piovano sobre as disputas pela propriedade de terra no território do povo Mapuche.

A mostra também apresenta casos emblemáticos de deslocamentos humanos como o êxodo dos africanos no chamado Genocídio em Ruanda, fotografado por Américo Mariano na década de 90. O caso recente dos colombianos, que após duas décadas de guerra interna, buscam no uma chance de prosperidade em Antofogasta (Chile), também será apresentado pelo fotógrafo chileno Cristian Ochoa no ensaio Sueño Sudamericano.

FestFoto
Purgatório / Ignacio Iturrioz

As atividades presenciais começam com a conferência Imagem e Imigração na Europa, do curador italiano Enrico Stefanelli, que fará uma retrospectiva histórica da produção fotográfica europeia sobre imigração e a recente crise provocada pelo deslocamento de refugiados africanos pelo Mediterrâneo.

Outra novidade de 2019 é a realização da Residência Artística, voltada especialmente para residentes no Rio Grande do Sul, cujos resultados comporão a mostra e serão tema de um seminário.

Fotograma Livre

Na programação expositiva, os 20 finalistas do Fotograma Livre, concurso internacional promovido pelo FestFoto e LensCulture ganharão destaque com a exibição de seus trabalhos em formato digital e impressos. O concurso recebeu inscrições de artistas e fotógrafos de 19 países e tem como objetivo estimular o desenvolvimento da linguagem fotográfica multimídia e ampliar o intercâmbio entre os países. Em 2019, pela primeira vez, artistas do Irã e Cuba participam da mostra.

O concurso foi vencido pelo Coletivo VEO, formado por Bruno Crocianelli (Argentina), Flavio Edreira (Brasil), Eleonora Ferri (Itália), Jean-Matthieu Gosselin (França), Maria Munzi (Argentina), Ullic Narducci (Itália), Nathalie Vigini (Suíça). No trabalho Veinte Pequeños Azulejos Grises, o grupo armou um mosaico para explorar a ideia de dispersão embutida no conceito de diáspora.

FestFoto
20 azulejos grises / Coletivo Veo

Eles explicam: “Em vinte pequenos retângulos em preto e branco, da raiz primitiva à dispersão final, misturando o real, o simbólico e a abstração, uma história se desdobra diante de nossos olhos, a da
recomposição de novos modos de estar juntos, em muitas vezes através da construção de respostas positivas a situações de exílio, imigração ou mesmo exclusão. Situações onde há perda de identidade, medo, desânimo, ansiedade, vazio, morte, mas também solidariedade, renascimento e encontro na ideia de um dia melhor”.

Oficina para educadores

O FestFoto participa do programa Encontro de Educadores, da Fundação Iberê Camargo com a oficina Imagens e Migração. A atividade terá monitoria do fotógrafo chileno Cristian Ochoa que apresentará sugestões para tratar o tema em sala de aula. Ochoa é convidado do Festival e traz a Porto Alegre sua experiência de atividades com fotografia em comunidades migrantes do Chile. A oficina será realizada no Auditório da Fundação Ibere Camargo, no dia 27 de abril, das 10h às 12h. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através desse link.

PROGRAMAÇÃO FESTFOTO 2019

Exposições – 27 de abril a 26 de maio
Palestras e debates – 27 de abril a 1º de maio

Sábado – 27 de abril

  • 15h – Abertura e inauguração das exposições
  • 16h –  Um conto haitiano – Mateus Bruxel (RS) e Maxony Vertu (Haiti)
  • Mediação – Maria Helena Bernardes
  • 17h30 – Imagem e imigração – Enrico Stefanelli (Photolux/Itália)
  • Mediação – Sinara Sandri
  • 19h – Lançamento de livros

 

Domingo – 28 de abril

  • 15h Urbe global, cidades randômicas – Letícia Lampert e Lívia Pasqual
  • Mediação – Marco Antonio Filho
  • 16h30 Identidade, cotidiano, resistência – Igor Simões e Lázaro Roberto (mediação:
    Marco Antonio Filho)
  • 18hs – Purgatório – Ignacio Iturrioz – Prêmio Uruguaio de Fotografia
  • Mediação: Sinara Sandri

 

Segunda-feira – 29 de abril

  • 9h30 – 17h30 – Leitura de Portfólio

 

Terça-feira – 30 de abril

  • 9h30 – 16h30 – Leitura de Portfólio
  • 17h O artista no quintal – Mariane Lima e Eduardo Montelli
  • Mediação – Taís Cardoso
  • 18h30 – Flávio Edreira – Coletivo VEO – Vencedor da convocatória FestFoto 2019
  • Mediação – Carlos Carvalho

 

Quarta-feira – 1º de maio

  • 15h Pequena Alemanha: Bruna Engel e Larissa Hansen
  • Mediação – Tiago Coelho
  • 16h30 Faltam mil anos de história: Gabriel Carpes e Clarice Speranza
  • Mediação – Marco Antonio Filho
  • 18h – Sonho Sul Americano – Cristian Ochoa (Chile)
  • Mediação: Sinara Sandri
  • Encerramento da semana de palestras e debates

 

Biblioteca  FestFoto 2019 – de 27/04 a 01/05

das 15 às 19h – Átrio da Fundação Iberê Camargo

26 de maio – Domingo – Encerramento do FestFoto 2019

O FestFoto foi criado em Porto Alegre, em 2007, pelo Brasil Imagem com o objetivo de organizar um polo de intercâmbio e estímulo à produção fotográfica local e nacional. Ao longo das 11 edições, recebeu convidados nacionais e internacionais e realizou importantes exposições em parede. Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial.