Eventos 3 dias atrás | Flávio A. Priori

“Sobre sueños, abismos y otras fronteras” retrata Amazônia brasileira

Mostra composta por diversos artistas estreia nesse 15 de março em Montevidéu

por Revista FHOX
Montevidéu
Sin título, Rio Trombetas, Pará, 1997. fotografía analógica. Autora: Elza Lima.

Começa hoje no Centro de Fotografia de Montevidéu, Uruguai, a mostra “Sobre sueños, abismos y otras fronteras”. Trazendo os trabalhos de vários artistas, as fotos retratam cenas da Amazônia brasileira, com contribuição da Associação Fotoativa, sediada em Belém do Pará.

As fotos baseiam-se nas memórias desse corpo coletivo traçando uma linha temporal interativa com imagens de arquivo, pequenos textos, publicações e objetos pertinentes à sua trajetória. Dele reverberou os universos compartilhados ou poéticas particulares de seus membros.

A exposição abre com Sonhos de infância, um corte que sugere um confronto entre experimentações sensíveis e lúdicas, ilusões perdidas e desvendadas da criança que nos habita. Abismo revela experiências em uma cidade desconhecida, viajando fantasias diárias, solidão urbana, abandono, abertura para estradas inventadas e ao mesmo tempo reais e labirínticas. Outras fronteiras cruza paisagens transpondo limites simbólicos de bordas proibidas em uma Amazônia cheia de crenças e sabedoria infinito

Tudo ao mesmo tempo agora, as obras reunidas nesta jornada coletiva se propõem a refletir sobre o presente, como aprender a voar diante do precipício que hoje toma forma no Brasil.

A curadoria da mostra fica por conta de Camila Fialho e Irene Almeida. A exposição ocorre na sede do Centro de Fotografia de Montevidéu de 15 de março até 13 de julho.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.