Eventos 3 anos atrás | Redação

Em Salvador, lançamento da Umbu Revista de Fotografia Contemporânea Latino-americana

Cada ensaio/fotografia publicado na Umbu vai acompanhado de um texto crítico e reflexivo que tenta dar conta da trajetória artística do autor/a e do seu trabalho

por Revista FHOX

Na próxima quarta-feira (7), em Salvador, será lançada e Umbu Revista de Fotografia Contemporânea Latino-americana. O evento será na Tropos Co., no Rio Vermelho, a partir das 19h. A Umbu terá distribuição gratuita e será enviada para pessoas e espaços de todo o Brasil e da América Latina dedicados à promoção e reflexão da fotografia. Outros lançamentos em Salvador e em outras capitais estão previstos o próximo ano.

revista_umbuLázaro Roberto/Divulgação

A Umbu Revista de Fotografia foi pensada ao longo dos últimos meses por Mariana David, Rosa Bunchaft, Aristides Alves e Ricardo Sena. O projeto editorial da revista é assinado pelo argentino Max Yakin Bozek. A partir de uma convocatória realizada no início deste ano, a revista recebeu 130 trabalhos para participar desta primeira edição, onde cinco fotógrafos foram selecionados para serem publicados na revista junto aos artistas indicados pela curadoria – que têm trabalhos com foco na produção feita na Bahia -, com o objetivo de dar visibilidade à fotografia que vêm sendo gestada no Estado.

Cada ensaio/fotografia publicado na Umbu vai acompanhado de um texto crítico e reflexivo que tenta dar conta da trajetória artística do autor/a e do seu trabalho. Para isso, os curadores da revista convidaram dez personalidades de diversas áreas do saber e regiões do Brasil: Maíra Gamarra (Alagoas), Felipe Abreu (São Paulo), Goli Guerreiro, Alexandre San Goes, Juliana Dias, Lanussi Pasquali, Rosa Bunchaft, Vivian Javiera (Chile; reside em SP), Ravena Maia eJosé Eduardo Ferreira. A proposta é trazer um olhar multidisciplinar sobre o trabalho que foi produzido, segundo conta Mariana David.