Eventos 2 anos atrás | Redação

Curta-metragem baseado em fotos no Conbraf e Museu dos Esportes da França

"ONIPRESENÇA" será exibido no próximo domingo durante o Congresso Brasileiro de Fotografia

por Revista FHOX


onipresenca_capa_2017_3

O curta-metragem ONIPRESENÇA (00:09:16, Cor, 2016) será uma das atrações do CONBRAF (Congresso Brasileiro de Fotografia – Edição Documental), que será realizado neste domingo, das 8h às 17h30, na FAPCOM, em São Paulo (www.conbraf.com.br). O evento, com iniciativa do fotógrafo Claudio Belli, tem apoio de FHOX. A obra dirigida pelo jornalista e pós-graduado em Fotografia, Anderson Rodrigues, foi selecionada para festivais no Museu dos Esportes da França, Colômbia, Suíça e Áustria.

Além das palestras de Bob Wolfenson, Fabs Grassi, Érico Hiller, Cássio Vasconcellos, Pedro Garcia, André Havt, Mobgraphia e Arfoc, quem estiver no congresso poderá conferir em seu celular e laptop, via QR Code, o filme que já foi selecionado, exibido e premiado em 15 países.

​ONIPRESENÇA foi finalizado em julho de 2016 e exibido no Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Peru, México, EUA, Espanha, Israel, Romênia e Bielorrússia. No final de setembro de 2017, ela participará do ‘Festival MINUTO 90’ nas cidades de Barranquilla e Bogotá, na Colômbia, e do ‘Côte d’Azur Sport Film Festival FICTS’, em Nice, no Museu dos Esportes da França, com apoio do COI (Comitê Olímpico Internacional). Em 2018, a sua presença está confirmada na ‘Mostra de Cinema Brasileiro em Viena’ (Áustria) e no ‘Flutlicht Fussball Film Festival’, em Basel (Suíça).
A obra coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. Exibido em 11 países, o filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais – além de imagens do idealizador do projeto – presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Em sua estreia internacional, recebeu a Menção Honrosa (categoria Vídeo Arte) durante o ‘8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte’, em outubro, na Colômbia. No mesmo mês, foi eleito o melhor filme Experimental pelo ’12 Months Film Festival’, na Romênia.

Também em 2016, a obra fez parte das programações competitivas, em novembro, do ‘3º Festival de Cinema de Três Passos-RS’ (categoria Experimental) e do ‘8º LATINUY – Festival Internacional de Cine Latino de Punta del Este Uruguay’ (categoria curta-metragem).

Em dezembro foi exibida em São Paulo, no Museu do Futebol, durante o ‘7º CINEFOOT’, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo. Após votação do público, terminou em segundo lugar na categoria curta-metragem.

​Fora do país, ONIPRESENÇA esteve na 2ª Edição do ‘TWISTED OYSTER Experimental Film & Video Art Festival’ (Experimental), em Chicago (EUA), e no ‘AVI FESTIVAL (Art Video International)’, em Jerusalém (Israel).
ONIPRESENÇA iniciou 2017 sendo selecionado pelos júris de dois festivais. O filme foi exibido em Barcelona durante o ‘Offside Fest’, um principais eventos de cinema de futebol do mundo, na categoria Curta-Metragem (único representante brasileiro nesta classificação). No Brasil, ele esteve na mostra competitiva na categoria Experimental do ‘Festival de Cinema de Lajeado-RS’.

Também em 2017, o filme participou dos festivais ‘FotoFILM Tijuana’ (Jukbox, categoria Experimental), no México, ‘Cine Fútbolero’ (categoria Curta-metragem), nas cidades de Bogotá, Medellín e Caracas (Colômbia e Venezuela) e do MINUTO 90′ (categoria Curta-metragem), em Lima (Peru).

Em eventos neste ano, o curta foi debatido durante um workshop sobre ‘Fotojornalismo no Futebol’ promovido pela FPF (Federação Paulista de Futebol), em sua sede, em São Paulo, e durante o ‘FutEncontro’, na comemoração do centenário do Derby, no Shopping Plaza Sul.

FILME
Sem interferir na dinâmica dos fotógrafos, o diretor cria uma ficção destacada pelo processo criativo durante um ano, que inicia-se com a montagem “manual” da ordem cronológica das imagens (sem utilização de time code), passando pelo tratamento e edição, discutindo a unicidade do olhar, escolha por apropriação de áudios e composição das trilhas inovadoras (samba com rock metal, por Alexandre de Orio) até um final surpreendente.

ONIPRESENÇA leva o espectador para dentro de campo, onde é bombardeado com sequências de imagens de diversos ângulos e que retratam a atuação dos fotógrafos, do clique à publicação – ou não – na mídia. Uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

“O projeto foi desafiador e levou um ano até sua conclusão. É puro processo. Posso dizer que considero ONIPRESENÇA um filme experimental inovador pois há pouquíssimas obras com a mesma linguagem. Para criar algo potente como artista, optei por três paixões do brasileiro: a fotografia, o futebol e o samba com rock metal. Ao colocar diante do espectador, pretendo gerar indagações sobre a produção fotográfica contemporânea, a quantidade de arquivos e a hibridização com o vídeo. É um bombardeio de imagens e sons para promover reflexões e debates”, disse Anderson. Mais informações sobre a trajetória do filme em www.andersonrodrigues.fot.br/onipresenca.

 

frame_oniFotos: Anderson Rodrigues

 

 

Trailer:
https://vimeo.com/170671069

 

 

 

Seleções oficiais:

– 1º Mostra de Cinema Brasileiro em Viena, Áustria, 03/2018;

– 5º Flutlicht Fussball Film Festival, Basel, Suíça, 01/2018;

– 2º Côte d’Azur Sport Film Festival FICTS, Nice, França, 09/2017;

– 3º Festival MINUTO 90′, Barranquilla/Bogotá, Colômbia, 09/2017;

– 1º FOTOFILM Tijuana, México, 07/2017;

– 3º Festival MINUTO 90′, Lima, Peru, 06/2017;

– 2º Festival de Cine Fútbolero, Bogotá/Medellin/Tunja/Caracas, Colômbia/Venezuela, 04/2017 a 06/2017;

– 4º OFFSIDE Fest, Barcelona, Espanha, 03/2017;

– 1º Festival de Cinema de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, 03/2017;

– 2º AVI (Art Video International), Jerusalém, Israel, 12/2016;

– 7º CINEFOOT – Museu do Futebol, São Paulo, Brasil, 12/2016;

– 3º Festival de Cinema de Três Passos-RS, Brasil, 11/2016;

– 8º LATINUY – Festival Internacional de Cine Latino de Punta del Este Uruguay, Punta del Este, Uruguai, 11/2016;

– 2º TWISTED OYSTER Film Festival, Chicago, USA, 11/2016;

– 8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte, Buga, Colômbia, 10/2016;

– 12 MONTHS FILM FESTIVAL, Romênia, 10/2016;

– Encontro Estéticas das Periferias – Centro Cultural da Juventude de São Paulo, Brasil, 09/2016;

– 1º Festival Internacional de Curta-Metragem KINOSMENA, Minsk, Bielorússia, 09/2016.

 

Prêmios:

– Menção Honrosa na categoria Vídeo Arte no 8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte, Buga, Colômbia, 10/2016;

– 2º Colocado na categoria curta-metragem no CINEFOOT, São Paulo, 12/2016;

– Melhor Filme Experimental de outubro no 12 MONTHS FILM FESTIVAL, Romênia, 10/2016.