Eventos 1 semana atrás | Redação

Claudia Jaguaribe na SP-Arte

Fotógrafa lança o livro “Beijing Overshoot” amanhã, 14 de abril

por Revista FHOX

A fotógrafa Claudia Jaguaribe lança o livro “Beijing Overshoot” neste sábado, às 19h, na SP-Arte. A edição foi feita pela francesa Éditions Bessard e apresentada durante o Paris Photo no ano passado. Para o Brasil, apenas 30 exemplares estarão à venda neste sábado, com a presença da fotógrafa, e uma edição exclusiva.

“Overshoot é sobre as imagens, percepções e sentimentos que eu tive na China que foram e continuam a ser recorrentes muito depois de minhas viagens terminarem em 2015 e 2016. Eu senti que a China, em Pequim em particular, condensou e amplificou algumas questões importantes e urgentes para mim.

Em minha imersão fotográfica no cotidiano de Pequim, os contrastes, camadas de significado e sinais visuais me dominaram. Muitas coisas pareciam estar na fronteira do limite de suas possibilidades. Essa transformação constante trouxe várias mudanças no estilo de vida. A poluição pode ser intensa e pode afetar profundamente a vida cotidiana e aumentar a complexidade de viver em uma megacidade. A natureza torna-se cada vez menos presente à medida que a imagem tecnológica etérea projetada em telas enormes é cada vez mais utilizada. Dia e noite não são mais facilmente distinguíveis porque a poluição cria um véu que envolve a cidade e a intensidade das luzes artificiais de diferentes origens e formas iluminam a noite. A monumentalidade da cidade e a constante mudança da paisagem urbana restringem fisicamente. As pessoas se adaptam de maneiras muito particulares e engenhosas inventando novas formas de transporte, lazer e transformando as formas de viver em uma megacidade. Esta é a Beijing que eu experimentei”, relata a fotógrafa Claudia Jaguaribe.

Rep.