Eventos 3 anos atrás | Diogo Amorim

A Feira Fotografar 2017 mal acabou e já deixou saudade

Confira tudo o que aconteceu nos três dias de um dos maiores eventos de fotografia do País

por Revista FHOX

Nós passamos um bom tempo anunciando que a Feira Fotografar estava chegando. Ela chegou. E já passou. E nós não podemos negar, deixou muita saudade. O evento trouxe novidades de grandes marcas, promoções, inovações, aprendizado e contatos. Nós fizemos um compilado de informações e aproveitamos para divulgar que a edição de 2018 já tem data marcada: 3, 4 e 5 de abril. Nós te esperamos lá!

>> Confira alguns dos melhores momentos da Feira Fotografar 2017

O Congresso
Danilo Siqueira, que abriu o primeiro dia de Congresso, foi aplaudido de pé pelo públicoErika Conz
Danilo Siqueira, que abriu o primeiro dia de Congresso, foi aplaudido de pé pelo público

O Congresso teve início arrasador com Danilo Siqueira superando todas as expectativas. O fotógrafo substituiu o norte-americano Sean Flanigan, do A Fist Full of Bolts, que não conseguiu embarcar para o Brasil e teve sua participação no evento cancelada. Danilo compartilhou um pouco de sua história, além de inspirar o público com sua fotografia e suas ideias diferenciadas. Everton Rosa e Vinícius Mattos também passaram pelo palco e não só contaram o lado positivo de suas carreiras, mas compartilharam seus problemas, desilusões e cansaços. Alexandre Urch finalizou a última palestra do dia falando sobre os perigos de andar com material fotográfico nas ruas, mas aproveitou para ressaltar que não basta apenas fotografar lugares, têm que se misturar e ter respeito pelas pessoas. Também passaram por lá Ana paula Aguiar e Maíra Erlich

O segundo dia de Congresso não podia começar melhor: Bob Wolfenson abriu o dia de congresso com uma palestra animadora e divertida. Além dele, o inglês Henry Carroll falou sobre sua inspiração para escrever o best-seller “Leia isto se você quer tirar fotos incríveis” e outros livros. Clicio Barroso e Fernanda Petelinkar falaram de fotografia de família, fazendo conexões com outras áreas da fotografia e passando por grandes nomes nacionais e internacionais, como Diane Arbus e Henri Cartier-Bresson. Carolina Pires, Daniel Freitas e Ignácio Aronovich também marcaram presença.

A SuperQuarta foi inaugurada por Bob WolfensonRaphael Hafez
A SuperQuarta foi inaugurada por Bob Wolfenson

Kristen Mackey, do Son Kissed Photography, abriu a SuperQuinta dedicada à newborn, contando sobre sua carreira na fotografia e como fez seu nome. Em seguida, Le Bear Design falou sobre o crescimento on-line para fotógrafos. Luciene Pestana levantou a galera com uma apresentação animada, emocionada e cheia de aprendizado. A fotógrafa ensinou, ao vivo, do palco, como posicionar os bebês na hora da sessão e como fazer isso de maneira prática e eficiente. Também palestraram Cinara Piccolo, Cris Dal Cero e Maria Toscano.

Os Fóruns

O 5º Fórum Fine Art Inside agitou o primeiro dia de evento e ajudou os participantes a dimensionar o tamanho do mercado de fotografia autoral no País, viabilizando sua produção e construindo pontes entre todos os agentes. Narrativas visuais, o papel dos eventos na construção do público e do mercado e os números e as perspectivas do segmento também foram abordados.

Os Fóruns debateram novas ideias para o mercadoJanaína Borges
Os Fóruns debateram novas ideias para o mercado

Lotado, o 8º Fórum Brasileiro das Empresas de Formatura reuniu assuntos como a visão da universidade sobre o mercado e também um parâmetro das expectativas dos alunos em relação à fotografia e álbuns; o processo de venda de álbuns de formatura também foi abordado, assim como dados importantes para o mercado e novos investimentos. Os palestrantes também citaram a importância do Marketing Digital e da utilização da tecnologia para otimizar o serviço e o atendimento ao cliente. Os questionamentos sobre a venda de álbuns e as diferentes maneiras de interagir com os compradores também entraram na pauta, assim como a nova abordagem na gestão para as empresas de formatura, fechando o segundo dia de Fórum.

Trazendo um parâmetro de revolução digital, o 3º Fórum Brasileiro de Negócios com Foto trouxe temas como tendências e oportunidade, empreendedorismo e criatividade na fotografia, falando sempre sobre as mudanças no mercado

A Feira
Promoções e variedade agitaram a Feira Fotografar 2017Raphael Hafez
Promoções e variedade agitaram a Feira Fotografar 2017

Reunindo grandes nomes do mercado fotográfico do Brasil, a Feira Fotografar apresentou aos visitantes inúmeras opções de negócios, além de bons preços e novidades. A Fujifilm, por exemplo, lançou uma nova versão da câmera Instax, a Instax mini 9, e o papel profissional HDX X-TRA COAT, que dispensa laminação e é à prova de impressão digital.

Estande da Fujifilm na Feira FotografarDouglas Silva
Estande da Fujifilm na Feira Fotografar

A Ipsis, gráfica e editora, apresentou a Ipsis Pro, voltada para fotógrafos profissionais com uma nova solução para foto álbuns de alta qualidade, com atendimento personalizado, onde fotógrafo faz sua própria edição.

A Arena FHOX Talks

Sucesso nos três dias de evento, o FHOX Talks, palestras de 20 minutos que visam cativar e inspirar o público, reuniu grandes nomes da fotografia, da produção de vídeos e de inovações, como a área de drones. Passaram por lá: O Sebrae-SP, que palestrou nos três dias de Feira, falando sobre finanças, marketing digital e PROCURAR; Simone Silvério, fotógrafa newborn, que apresentou para o público a melhor maneira de lidar com múltiplos bebês nos ensaios; Os videomakers do Nó de Gravata, que abordaram quantidade e qualidade nos 20 minutos de apresentação, e explicando como é necessário estar alinhado com os produtores, separar a função de cada pessoa na equipe e se relacionar bem com os clientes.

Plateia lotada no primeiro dia de FHOX TalksErika Conz
Plateia lotada no primeiro dia de FHOX Talks

Rafael Kent falou sobre a criatividade na produção de vídeos. O videomaker deixou claro que não se deve só depender de materiais fotográficos, mas saber improvisar e ser uma pessoa curiosa com tudo o que se tem na mão. Seguindo a mesma linha de criatividade, Luiz Pettena falou sobre o iStock by Getty Images e sobre como a plataforma pode renovar o conceito criativo no ramo fotográfico, trazendo novos talentos e oportunidade para o mercado.

As exposições

Casamento, newborn, família ou cidade, você escolhe. A Feira Fotografar apresentou os vencedores do Prêmio Wedding Best Brasil, realizado junto com a Fotolab Álbuns. O grande vencedor da edição foi Vini Brandini. Os outros 11 álbuns que disputaram a final também estavam disponíveis para a visitação do público da Feira.Grazi Ventura apresentou os resultados de sua série fotográfica “Os Ciclos do Feminino”. Alexandre Urch, Eric Licen e Fabs Grassi apresentaram quatro imagens de cada, selecionadas para o 3×1.

Grazi Ventura apresentou a exposição "Ciclos do Feminino"Douglas Silva
Grazi Ventura apresentou a exposição “Ciclos do Feminino”

O primeiro Prêmio Newborn Brasil conta com exposição no primeiro e no terceiro andar do Shopping Frei Caneca. O grande vencedor foi Marcus Aurélio, seguido pelas fotógrafas Adriana Margotto e Mari Siqueira, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Cameraclub

Lançado na Feira Fotografar 2017, o clube de vantagens foi feito pela FHOX para o mercado fotográfico. Em parcerias com grandes marcas, como Fujifilm, Kodak Alaris, Canon e Digipix, o clube oferece descontos na compra de materiais e ferramentas. Com três categorias, Free, Pro e Premium, é pensado para oferecer em um só local tudo que um profissional do segmento precisa. Todos podem participar, basta fazer o cadastro e escolher a opção mais adequada a sua condição. Há variadas vantagens para cada categoria e as diferenças entre a opção free e as adesões pagas você pode conferir aqui.

cameraclubBeatriz Carvalho