Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Em seu novo livro, Lívia Aquino discute a popularização da fotografia amadora

No próximo sábado, 10 de dezembro, a artista Lívia Aquino, em parceria com o Ministério da Cultura e a Funarte, lança o livro “Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo”. O evento acontece às 16h no Centro Cultural São Paulo e é aberto ao público, que poderá participar de uma conversa com a autora. O trabalho é vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015.

[media-credit name=”Divulgação” align=”aligncenter” width=”800″]livia-kodak-4[/media-credit]

A publicação é baseada na tese de doutorado de Lívia sobre fotografia amadora e sua presença histórica no campo do turismo. Dedica-se acerca da atuação da fabricante Kodak, empresa que foi peça fundamental no processo de popularização da fotografia e, consequentemente, na articulação dos modos de produzir, consumir e compreender imagens. “Picture Ahead” repassa anúncios, cartazes, publicações e outdoors feitos pela empresa desde a virada do século XIX até os anos 1970, mostrando como a combinação entre fotografia e turismo transformou a lembrança em um produto visual e construiu um novo sujeito: o turista-fotógrafo. O livro fornece um amplo estudo para melhor compreender a exponencial multiplicação de imagens no mundo digital e em rede.

SOBRE A AUTORA

Lívia Aquino é pesquisadora do campo das artes visuais, professora e artista. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente coordena e ensina na pós-graduação em Fotografia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.