Exposições 3 anos atrás | Redação

Em exposição, seleção das obras enfatiza as técnicas de construção da imagem

A segunda edição do "Raros Vintages & Inéditos" vem com foco no fazer fotografia e outras coisas mais

por Revista FHOX

O projeto Raros, Vintages & Inéditos inaugura sua segunda ação com as exposições “É Tudo História” e “Movimento Contínuo. É Tudo Verdade”. A seleção das obras enfatiza as técnicas de construção da imagem e exibe 48 fotografias de autoria de 20 profissionais e fica em cartaz até 13 de maio. A ênfase aos trabalhos não é necessariamente ao tema exibido, mas sim a maneira como foi elaborada a imagem, ou seja, os procedimentos executados para se chegar àquele resultado.

1Duda-Rosa_Movimento-ContinuoDuda Rosa
É Tudo História

Diferente do que é comumente retratado em exposições fotográficas, a pesquisa norteia e conecta os artistas convidados. Pesquisar é base para realizar tarefas; técnicas apuradas são contempladas, o que resulta em uma detalhada e cuidadosa produção de imagem fotográfica. E, para a constituição de cada um dos temas há uma história, pensada não só durante o seu registro, mas anterior e posteriormente.

2Danilo-Valentini-•-Série-VouandarDanilo Valentini
Movimento Contínuo

Busca preencher uma lacuna nos registros de influencias de diversos movimentos na arte contemporânea. Muito já foi dito e exposto sobre as influencias dos movimentos concretista e neoconcretista brasileiro, de forma a sedimentar essas teorias, mas a fotografia esteve fora dos arranjos propostos por historiadores, curadores na apresentação destes relatos. Para a fotografia, este movimento no Brasil é tardio e leva o nome de modernismo fotográfico, referenciado nas experimentações iniciadas pelo futurismo, criando uma dupla interpretação: coloca a produção de imagens como retardatária no processo histórico evolutivo mundial e não vincula ao processo pelo qual passava o Brasil no âmbito cultural, sobretudo das artes plásticas e da arquitetura, denominados corretamente de concretismo e neoconcretismo.

3Ancar-Barcalla_Movimento-ContinuoAncar Barcalla

Serviço

O que
Raros, Vintages & Inéditos
Onde

Galeria Virgílio
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo – SP

Quando

Até 13 de maio de 2017
De segunda a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 17h.

Outras infos

Tel.: (11) 2373-2999

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.