Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Debate sobre refugiados em SP acontece na Escola Britânica de Artes Criativas

Trema_Refugiados01

O encontro faz parte da 7a Mostra SP de Fotografia, composta por 25 exposições espalhadas entre espaços de arte, lojas, galerias, restaurantes e muros autorizados da Vila Madalena, bairro homenageado desta edição.

Quem circular por ali durante o evento vai conhecer, por meio de registros fotográficos encontrados em velhos álbuns nas casas dos primeiros moradores, além de imagens produzidas hoje pelos artistas convidados, um pouco mais sobre o bairro que nasceu a partir do encontro entre portugueses, italianos e espanhóis.

A conversa será realizada por Filipe Redondo, Gabo Morales, Leonardo Soares e Rodrigo Capote, que formam o Trëma, coletivo focado em fotografia documental que tem especial interesse pelas manifestações culturais e de identidade na sociedade brasileira contemporânea e que possui alguns trabalhos na temática dos imigrantes.

O trabalho do Coletivo Trëma, presente na Mostra, chama-se “Carte-de-visite” e é composto por retratos e mensagens de imigrantes que passaram por São Paulo em meados de 2014 e que ainda não tinham endereço fixo na cidade.

Para reconstituir as memórias de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos anos, o coletivo será mediado por Fernando Costa Netto e o advogado ativista Daniel Biral, que integra o grupo Advogados Ativistas.