Cursos e Palestras 3 anos atrás | Leo Saldanha

Workshop de fotografia de festa infantil

Atividade conta com a visão e experiência de 4 fotógrafas do segmento. Um workshop de dois dias que prevê parte teórica e simulação de aniversário em buffet

por Revista FHOX

unnamed (12)

O 1° Workshop de Fotografia de Festa Infantil vai ocorrer em São Paulo nos dias 3 e 4 de julho. O primeiro dia será na FHOX (com enfoque teórico) e o segundo dia será uma atividade especial com prática em um dos melhores buffets infantis de São Paulo. A ideia das fotógrafas Aline Inagaki, Fernanda Lenzi, Julie Asdurian e Tamara Minati, que juntas formaram a iniciativa PB Inc e atuam em São Paulo, cobrindo festas infantis e fotografia de família. O evento conta com o apoio da Digipix e do Cameraclub da FHOX.

O workshop terá convidados especiais e muita interação e troca de informações. A FHOX entrevistou as fotógrafas para saber mais sobre essa iniciativa. Confira abaixo a entrevista com PB Inc.

Como surgiu a ideia do workshop?
Surgiu no meio das nossas longas conversas sobre nosso trabalho, fotografia, famílias, casa etc. Entre nós sempre houve muita troca de conhecimento, de resmungos, dramas e também de clientes. Isso nos ajudou demais no dia a dia e achamos que era hora de dividir um pouco com outras pessoas. Além da técnica e profissionalismo, a amizade foi fundamental.

Enxergamos a Fotografia de Festa Infantil como uma oportunidade de entrada no mercado. É um evento curto e bem dinâmico, que se repete todos os anos. A possibilidade de aprendizado é enorme e, quando o trabalho é bem feito, forma uma carteira de clientes fieis, além da grande exposição e oportunidade de captação de novos clientes que há nas próprias festas.

Esse foi o motivo porque decidimos que o WS de Festas seria o nosso primeiro. Em tempos de crise, abrir novos caminhos e valorizar um mercado que já existe e é tão grande fez todo o sentido para nós.

18301903_1480611218650417_2134765423725113756_n

Por que não vemos mais iniciativas como essa voltadas para fotografia de festa infantil?
A fotografia de festa infantil é, de certa forma, desvalorizada pelos fotógrafos e, consequentemente, pelos clientes. Talvez por isso, haja tão poucas iniciativas voltadas a este mercado. Vemos muitos pais delegando o trabalho a familiares e se frustrando com os resultados. Outros tantos contratando pessoas com câmeras DSLR, que se aventuram a fotografar as festas a preços baixíssimos e descobrem, no meio do caminho, que não era uma tarefa tão simples assim… uma tragédia!

18301009_124317121456321_698084635543077260_n

Queremos mostrar o tamanho do desafio que é fotografar quem não quer ser fotografado, quer brincar! Nossos “clientinhos” não se importam em estar lindos na foto, não posam, não estão nem aí para a melhor luz, o melhor ângulo e menos ainda para nós. E como fazer com que tudo isso funcione e se transforme em lembranças incríveis de um momento tão feliz que serão revistas daqui 10, 20, 30 anos? Como trazer um resultado lindo, que atenda às expectativas dos pais que nos contratam, em uma situação de condições tão desfavoráveis? Quem já fotografou uma festinha sabe bem do que estamos falando.

unnamed (11)
As fotógrafas da PB Inc. Aline Inagaki, Julie Asdurian, Tamara Minati e Fernanda Lenzi

Como será a pauta do workshop? Quantos dias e o que prevê?
Se fôssemos falar sobre tudo o que queríamos, com certeza levaríamos pelo menos uma semana! Conseguimos finalmente chegar num formato que achamos bacana e conseguimos ainda colocar algumas horas de prática num buffet infantil, porque achamos que a vivência é fundamental.

Vamos falar um pouquinho sobre equipamentos, fluxo de trabalho, relação com clientes e com outros fornecedores da festa, estrutura da festa, posicionamento do fotógrafo no mercado, etc. Para alguns assuntos, convidamos especialistas, que são pessoas com quem gostamos muito de trabalhar e por quem temos um enorme respeito. Estamos ainda estudando a possibilidade de levar alguns participantes para fotografar conosco festas reais depois do workshop. Mas como isso envolve uma certa logística, autorização de clientes e etc, ainda não decidimos como operacionalizar. Para os membros do Cameraclub que se inscreverem, vamos oferecer 4 sessões (de 1h cada) de bate-papo, mentoria, leitura de portfólio ou que ele preferir.

unnamed (2)

Para quem esse workshop é indicado?

O workshop é indicado para fotógrafos que queiram desbravar este mercado que tem tanto potencial! Tanto os iniciantes, como os que já trabalham na área, mas querem ampliar o conhecimento, dividir as dificuldades e crescer na fotografia.

Lembrando: o workshop da PB Inc. acontece nos dias 3 e 4 de julho, em São Paulo. O primeiro dia acontece na sede da FHOX e o segundo em um buffet de festa infantil. Mais informações pelo e-mail ws.pbinc@gmail.com.