Cursos e Palestras 2 anos atrás | Redação

Senac Lapa Scipião recebe Claudia Andujar para palestra sobre fotografia documental

Fotógrafa apresentará sua trajetória profissional, compartilhando experiências com os participantes; amanhã (12 de dezembro)

por Revista FHOX

No dia 12 de dezembro, o Senac Lapa Scipião realiza a segunda edição do evento Fotografa Senac Lapa Scipião com a participação da fotógrafa Claudia Andujar para uma conversa mediada por Dayan de Castro, também fotógrafo e docente na unidade. A palestrante falará sobre sua carreira e, principalmente, sobre seu trabalho documental e envolvimento com os índios Yanomami.

Durante o encontro, Claudia falará sobre o seu trabalho e suas experiências dentro do fotodocumentarismo. Com a mediação de Dayan, o encontro abordará assuntos como: fotografia e ativismo, a mulher na fotografia documental e a experiência em fotografar outras culturas.

Nascida na Suíça e naturalizada brasileira, a fotógrafa Claudia Andujar é referência internacional de fotodocumentarismo, atuou para a ONG Comissão de Pró-Yanomami e coordenou a campanha para a demarcação do território Yanomami na Amazônia. Desde 2015, tem um pavilhão dedicado à sua obra no Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

O evento é gratuito e voltado a profissionais, estudantes e interessados em fotografia. Para se inscrever, acesse a página da unidade no Portal Senac: www.sp.senac.br/lapascipiao.

Sobre o evento
A série de encontros Fotografa Senac Lapa Scipião tem como objetivo abordar diversas vertentes da fotografia. Na primeira edição do evento, os fotógrafos Carla Durante, Daniel Freitas, Fabio Laub e Simone Silvério trouxeram à tona o tema da fotografia de família, apresentando as tendências de mercado e um status da procura por esses serviços atualmente.

Sobre a palestrante: Claudia Andujar recebeu o Prêmio Anual de Liberdade Cultural (Fotografia), como defensora dos Direitos Humanos da Lannan Foundation, no Novo México, Estados Unidos, em 2000; o Prêmio Severo Gomes, da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, em São Paulo, em 2003; e o prêmio de melhor Exposição de Fotografia, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, com Vulnerabilidade do Ser, exposição realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2005. Em 2008, foi homenageada pelo Ministério da Cultura do Brasil, por suas realizações artísticas e culturais. Desde de 2015, Claudia também possui um pavilhão dedicado à sua obra no Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais.

Serviço:
Palestra:  2º Fotografa Senac Lapa Scipião – fotografia documental
Data: 12 de dezembro
Horário: 19 às 21 horas
Local: Senac Lapa Scipião
Endereço: Rua Scipião, 67 – Vila Romana- São Paulo – SP
Visitação e participação gratuita.
Informações: www.sp.senac.br/lapascipiao

Senac/Div.