Cursos e Palestras 2 anos atrás | Thalita Monte Santo

Inscrições abertas para programa que discute o espaço da mulher na fotografia

por Revista FHOX

Estão abertas as inscrições para a Residência para Mulheres: Encontros com o Subterrâneo, até o dia 31 de março. O programa é voltado a fotógrafas profissionais ou amadoras, a partir dos 18 anos, residentes de Sorocaba e região.

Com cinco dias de duração (de 23 a 27 de abril), a atividade tem como objetivo discutir sobre machismo/sexismo na fotográfica, o sagrado feminino na arte e na vida, narrativas e exercícios fotográficos.

Camila Fontenele

As formações serão ministradas por Estela Miazzi, Silvana Sarti, Evelin Bandeira e Camila Fontenele. Além disso, toda a equipe envolvida no projeto é composta por mulheres: Sttefania Mendes, na produção executiva, e Eliete Della Violla.

As discussões terão como base teórica e referencial mulheres artistas e doutoras como Clarissa Pinkola Estés, Fernanda Magalhães, Zanele Muholi, Camila Cavalcante, dentre outras.

A ideia do projeto surgiu em 2016, quando a fotógrafa e artista visual Camila Fontenele passou por uma situação de machismo durante uma atividade profissional. Ela, então, decidiu fazer um levantamento de dados que demonstrasse a luta para a abertura de espaço para as mulheres, que ainda é grande.

Segundo relatório realizado pela World Press Photo, Universidade de Stirling e Universidade de Oxford Instituto Reuters, em setembro de 2015, 85% dos fotógrafos atuantes eram homens.

“A pesquisa de 76 páginas demonstra que a situação não está relacionada à falta de esforço por parte das mulheres. Pelo contrário, os números apontam que essas mulheres possuem maior nível de escolaridade, são mais engajadas com as redes sociais e também mais propensas ao uso de novas tecnologias, como vídeo e multimídia, mas mesmo assim poucas estão empregadas e as que têm trabalho recebem menos por isso”, aponta Camila.

O projeto é fomentado pela Prefeitura de Sorocaba/ Secult e ao todo serão disponibilizadas 20 vagas. A seleção será anunciada no dia 10 de abril.

Saiba mais em: www.residenciaencontrocomosubterraneo.com.

Facebook: https://www.facebook.com/residenciaartisticaparamulheres

Email: fotografiaparamulheres@gmail.com