Cursos e Palestras 2 anos atrás | Regina Sinibaldi

Pé na estrada com PhotoTruck

Unidade móvel de fotografia parte 16 de abril para levar a fotografia a estudantes da rede pública

por Revista FHOX
Fotos: ImageMagica

É o terceiro ano consecutivo que o PhotoTruck cai na estrada para levar oficinas de fotografia e exposições para estudantes de escolas públicas do País, por meio do projeto “FotoArte”. Iniciativa do, patrocinado pelo Grupo CCR, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

O roteiro contemplado são 12 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, envolvendo 18 escolas públicas. A organização prevê atingir mil estudantes nas oficinas e 60 educadores que serão treinados em ações com conteúdo exclusivo. Também têm a função de envolver toda a comunidade no projeto por meio de exposições que serão instaladas nas instituições.

O PhotoTruck, iniciativa da organização sem fins lucrativos ImageMagica, está preparado para proporcionar uma experiência de aprendizagem completa para os participantes. “Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas do olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco (SP), explica a experiência de uma oficina com o primeiro caminhão de fotografia do Brasil.

As oficinas do projeto abordam um tema que seja de importância para a sociedade, que será usado pelos alunos como base para a construção de imagens e mensagens no decorrer das atividades.

Para conhecerem de perto como uma imagem é formada, os participantes entrarão na câmera escura do PhotoTruck, que simula o interior de uma máquina fotográfica gigante. Os participantes verão ao vivo a imagem de fora sendo projetada em um painel, exatamente como acontece dentro das câmeras para o surgimento da fotografia.

Depois de assistirem a um vídeo e baterem um papo com os educadores do projeto “FotoArte”, os alunos receberão um smartphone para fotografar e escrever uma legenda sobre o significado da imagem criada. Depois de clicadas e editadas pelos próprios participantes, as fotos serão impressas no formato polaróide e entregues aos novos fotógrafos.

A ideia do projeto, além de capacitar alunos e professores, é fazer com que eles passem a perceber a realidade onde vivem com um olhar crítico, onde a fotografia aparece como uma ferramenta de expressão que é capaz de transmitir mensagens poderosas para o mundo. Ao final das atividades, as escolas receberão exposições em formato de lambe-lambe com todas as imagens criadas pelos participantes. Essas exposições estarão abertas para visitação de toda a comunidade ao redor da instituição, de modo que as mensagens dos alunos tênham impactos no ambiente em que vivem.

 

Serviço

Instituto CCR

Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de oito milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

ImageMagica

Criada em 1995, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho.

Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando reflexão e transformação social. Além disso, desde 2005, realiza documentários fotográficos de André François sobre a saúde no Brasil e no mundo. É afiliada ao DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006.

Site:www.imagemagica.org

Facebook:www.facebook.com/imagemagicapage