Cursos e Palestras 3 semanas atrás | Redação

Panamericana Experience abre portas para público imergir no universo criativo

Evento conta com programação composta por mais de 80 atividades, como impressão 3D, stop motion, test drive de jogos de realidade virtual, aquarela entre outras

por Revista FHOX

Levar a população a imergir em um universo criativo e surpreendente. Este é o objetivo do Panamericana Experience (PAX), evento a ser realizado pela Panamericana Escola de Arte e Design, entre os dias 21 e 23 de agosto.

A escola abre suas portas para estimular o contato do público com a arte e sua conexão com profissionais qualificados, por meio de uma agenda que inclui mais de 80 atividades em diferentes áreas, como impressão 3D, stop motion, test drive de jogos de realidade virtual, mapas mentais, aquarela, lambe-lambe, xilogravura, personal branding, fotolivro, técnicas de caligrafia e muito mais.

Esta é a terceira edição do evento, cuja programação inclui palestras, workshops e oficinas para que os alunos experimentem a prática com o apoio de professores que já fazem parte do mercado criativo brasileiro. Para este ano, o PAX propõe vivências enriquecedoras em torno do tema “experimentos criativos”, que visam incentivar e ampliar a capacidade imaginativa.

Panamericana ExperienceReprodução

“A arte não está apenas nas galerias. Ela está na capinha charmosa de seu celular, ou na cadeira bacana que você comprou para deixar sua sala mais aconchegante. Por este motivo, queremos que toda a população tenha acesso ao processo de criação e entenda a arte como algo que acontece todas as vezes que conseguimos nos expressar”, reflete Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana.

Alex afirma que, para enxergar a arte, basta alimentar a alma e abrir os olhos. “Isto é o que o PAX pretende fazer em seus dois dias de atividades: despertar as pessoas para inúmeras formas de se manifestar”, diz ele. O PAX 2019 promete movimentar a cena artística da Cidade de São Paulo.

Edições anteriores do PAX

A primeira edição do Panamericana Experience foi realizada em 2017, quando a Panamericana decidiu abrir suas portas para oferecer atividades gratuitas durante dois dias.

No ano passado, o formato foi modificado, mas a intensidade se manteve: foram programadas atividades diferenciadas e compareceram cerca de 2 mil participantes, a maioria da Cidade de São Paulo. Eram alunos, ex-alunos, empresários e profissionais de diferentes áreas que desejavam ativar sua criatividade, aprender novas técnicas e experimentar novos conteúdos. Cerca de 90% tinham entre 24 e 40 anos e 75% eram mulheres.

“Seria impossível mensurar o número de novas ideias e inspirações nascidas no Panamericana Experience do ano passado. Acredito que em 2019 vamos repetir o feito e obter 92% de aprovação entre os participantes, que consideraram as atividades boas e ótimas”, diz o diretor de ensino.

Ele lembra que, para ser o que é hoje, a Panamericana sempre buscou os melhores e mais modernos métodos pedagógicos utilizados em grandes centros artísticos do mundo inteiro – o que possibilitou formar e receber profissionais preparados para o mercado. “Esse evento é mais uma mostra de pioneirismo para nossa escola, considerada a primeira e única focada totalmente em cursos de criação profissional do Brasil”, finaliza Alex.

Panamericana Escola de Arte e Design