Cursos e Palestras 1 ano atrás | Redação

Cursos gratuitos de fotografia 2018: confira 14 opções para você fazer

Estude fotografia gratuitamente com videoaulas, apostilas, manuais e muito mais.

por Revista FHOX

Os cursos gratuitos de fotografia 2018 são perfeitos para quem tem o sonho de construir carreira como fotógrafo ou simplesmente deseja aprimorar as técnicas para tirar fotos. É possível encontrar muitas oportunidades para estudar de graça, principalmente através da internet.

Tirar fotos é muito mais do que apertar os botões de uma câmara fotográfica. Essa atividade também envolve técnicas de composição, luz, distância focal, entre outros recursos fotográficos. O aspirante a fotógrafo precisa estudar muito para aprimorar as suas habilidades e assim registrar imagens de extrema qualidade.cursos-gratuitos-de-fotografia-14-opcoes-para-voce-fazer
Nem todo mundo tem condições financeiras de pagar um curso particular de fotografia, mas mesmo assim é possível aprender os conceitos e as técnicas básicas nessa área. Na internet, há uma série de apostilas, videoaulas e tutoriais que auxiliam a formação do fotógrafoamador em todos os sentidos.

Prime Cursos
No site Prime Cursos é possível encontrar um curso grátis de fotografia digital, com duração de 35 horas e conteúdo aprovado pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância). Os alunos podem estudar totalmente à distância, através de uma plataforma moderna e fácil de usar.

O curso de fotografia da Prime Cursos é focado na captação de imagem digital, por isso ensina as técnicas básicas de luz, cores, composição e diferenças entre as câmeras. O acesso ao conteúdo é totalmente gratuito e o aluno só precisa arcar com os custos da emissão do certificado.

Fundação Bradesco
Fundação Bradesco mantém uma escola virtual que faz sucesso em todo o país. Entre os cursos online gratuitos disponíveis na plataforma, vale destacar o de Introdução à Fotografia Digital. Esse título é perfeito para os fotógrafos iniciantes e que possuem poucos conhecimentos sobre a área.

O curso de fotografia grátis da Fundação Bradesco tem uma carga horária de 27 horas. Ele apresenta dicas eficazes para fotografar melhor e apresenta os elementos essenciais para compor fotos belíssimas.cursos-gratuitos-de-fotografia-14-opcoes-para-voce-fazer-1
Escola Pública de Fotografia
Para fotografar de maneira profissional, é preciso dominar as técnicas e conhecer todos os recursos do equipamento. Reconhecendo essa necessidade, o Sit Kong Sang lançou a Escola Pública de Fotografia. Esse projeto busca democratizar os conhecimentos fotográficos, através de uma plataforma de videoaulas gratuitas.

No site da EPF, é possível encontrar várias aulas grátis online de fotografia. Os vídeos se dividem nos seguintes módulos: básico, intermediário e avançado. Todo o conhecimento é apresentado de maneira didática e fácil de compreender.

IPED
IPED é uma escola especializada em cursos pagos pela internet, mas que também disponibiliza alguns títulos gratuitamente, como é o caso do curso online de fotografia. O plano gratuito assegura o direito de acessar um conteúdo interativo, com animações e vídeos.

Udemy
O Udemy é um site especializado em educação online, que permite ampliar os conhecimentos sobre diferentes assuntos, como é o caso de fotografia. Entre os cursos disponíveis na plataforma, vale destacar o de Composição Fotográfica, que possui 29 lições e um vídeo com duração de 1 hora. E o melhor de tudo: o conteúdo está disponível em português.

Universidade de Harvard
Universidade de Harvard, considerada uma das instituições de ensino mais conceituadas do mundo, disponibiliza um curso grátis à distância de fotografia. O conteúdo, com carga horária de 10 a 15 horas, ajuda a ampliar os conhecimentos sobre o universo da fotografia sem precisar sair de casa.cursos-gratuitos-de-fotografia-14-opcoes-para-voce-fazer-3 O curso de fotografia de Harvard, disponível apenas em inglês, abrange diferentes temas interessantes, como configurações de exposição, leitura de histograma, lentes de câmera e manipulação da imagem.

Veduca
O Veduca tem alguns cursos que podem interessar o fotógrafo iniciante. Entre os títulos disponíveis, vale destacar Introdução ao Pensamento Visual, fornecido pela Universidade de Berkeley e composto por 10 videoaulas.

Zona da fotografia
Se você está procurando um bom canal do Youtube para estudar, então acesse o Zona da Fotografia. O espaço tem vários vídeos interessantes, com aulas e reviews das principais câmeras encontradas no mercado. Os alunos com certeza vão ampliar os conhecimentos sobre foco, obturador, diafragma, ISO, fotometria, flash, lentes, entre outros temas.

Vlog do Zack
Quem está em busca de canais do Youtube para aprender fotografia deve dedicar alguns minutos ao Vlog do Zack. A página tem reviews completos sobre equipamentos fotográficos da Canon e Nikon. O youtuber também posta vídeos esclarecendo as principais dúvidas dos fotógrafos iniciantes.

Letra na Foto
Letra na Foto é um canal perfeito para quem não quer perder tempo com teoria e busca conhecimentos práticos. O youtuber responsável pela página publica vídeos ao estilo “faça você mesmo”, simplificando efeitos fotográficos que parecem complicados. Aproveite ainda os tutoriais completos de Photoshop e Lightroom.
cursos-gratuitos-de-fotografia-14-opcoes-para-voce-fazer-2

Rodolfo Clix
O site Rodolfo Clix é perfeito para as pessoas que já passaram da fase de iniciação e buscam um conteúdo mais avançado. A página reúne os manuais de instruções das principais câmeras da Canon e Nikon, todos disponíveis para download em PDF.

Senac
curso de fotografia Senac, que proporciona uma formação básica e presencial, normalmente é pago. No Senac Campinas, por exemplo, o investimento total é de R$ 1.251,00. Contudo, os interessados em estudar nessa instituição podem verificar a disponibilidade de vagas gratuitas pelo Programa Senac de Gratuidade. Essa iniciativa ajuda milhares de estudantes de baixa renda em todo o país. Recorrendo ao PSG, quem sabe você consegue fazer o curso gratuito de fotografia Senac.

Canal da Foto
Se você procura aulas de fotografia para iniciantes, então aproveite o conteúdo gratuito do Canal da Foto. A página apresenta, através de vídeos, uma série de dicas e truques que ajudam a melhorar a qualidade das suas fotografias.

Aproveite as dicas de cursos gratuitos de fotografia 2018 e comece a estudar. Além de ler manuais e assistir às videoaulas de fotógrafos profissionais, é muito importante colocar as técnicas em prática e exercitar as suas habilidades. Bons estudos!